Rio das Ostras reuniu no último domingo feras do Freestyle do Brasil

Atletas de todo o país apaixonados por bike se reuniram, no último domingo, 8, em Rio das Ostras, para participar da prova BMX Freestyle, na Praça do Skate.

Com manobras radicais e muita coragem eles encantaram o público. O riostrense Pablo Louzada, de 16 anos, foi o campeão na categoria iniciante. Já no amador, o título ficou com o capixaba Vinícius Laje, de Piúma, e na categoria Open, o paulista Gabriel “Du Race” confirmou o favoritismo.
O evento reuniu cerca de 70 participantes que usaram a bicicleta para voar. No BMX Freestyle, os atletas são julgados pelo grau de dificuldade e precisão das manobras. Assim, esta é considerada a “modalidade-espetáculo” do ciclismo. As apresentações arrastam grande público pelo país, o que é uma tendência nos Estados Unidos e na Europa.
O organizador do evento, Eduardo Almeida, que também é diretor de projetos da Fecierj – Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro – destacou durante a locução que a instituição passou a abraçar o Freestyle a pedido dos atletas. De acordo com Eduardo, a Federação carioca vai atender ao pedido, criando em 2014 o primeiro campeonato estadual da modalidade.
“A base da instituição é o esporte de rendimento. Mas vimos no BMX do Rio, organização suficiente para que pudéssemos nos envolver e também reconhecer que eles são atletas. Se dedicam, treinam e nos mostram um ciclismo com grande beleza”, comentou Eduardo.
Conhecido como Du Race, Gabriel Ribeiro dos Santos, morador de Lorena (SP), foi o grande campeão do Street BMX na categoria Open, onde participam atletas profissionais que representam as grandes marcas do esporte. Depois de viajar mais de 15 horas para chegar até o local, o campeão mostrou-se agitado na pista e durante suas voltas impressionou o público com o seu voo. A altura que ele atingiu foi proporcional aos gritos do público, que permanecia empolgado a cada manobra. De acordo com o coordenador do evento, Holliday Uhul, “O vencedor abusou da proposta da competição que era unir o ‘Street’ e o ‘Park’ em um só julgamento. Ali não adiantava ser bom só em uma modalidade”.

Resultados:

Open:
1 – Gabriel “DuRace” Santos– Lorena/SP
2 – “Roginho” Lima – Itaguaí/RJ
3 – Brian Santos – Teresópolis/ RJ
4 – Douglas “Van Homan” – Vitória/ES
5 – Ruan Mosca – Porto Ferreira/SP

Amador:
1 – Vinícius Laje – Piúma/ES
2 – Caio Motta – Teresópolis/RJ
3 – Lennon Graça – Rio das Ostras/RJ
4 – “Vitim” Barbosa – Teresópolis/RJ
5 – Marcos “Webb” – São Pedro da Aldeia/RJ

Iniciante:
1 – Pablo Louzada – Rio das Ostas/RJ
2 – “Pablito” de Souza – Rio das Ostras/RJ
3 – “Junin” Barbosa – Rio das Ostras/RJ
4 – Murilo Ribeiro – Lorena/SP
5 – Emanuel “Esquisito” – Rio das Ostras/RJ


FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.