Rio das Ostras reúne centenas de pessoas em Conferência de Meio Ambiente

A Prefeitura de Rio das Ostras realizou neste sábado, dia 3, a 8ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que teve como objetivo debater a gestão de resíduos sólidos no Município e ampliar a participação da população, a fim de gerar qualidade de vida com responsabilidade ambiental.

Cerca de 250 pessoas participaram dos grupos de trabalho. 
No evento, realizado no Colégio Municipal Profa. América Abdalla, foram abordados três eixos principais: Diagnóstico da Gestão de Resíduos no Município; Política Estadual de Resíduos Sólidos e Consumo Sustentável. Ao final, foi elaborado um documento com propostas para a área ambiental do município que será enviado para a Comissão Estadual de Meio Ambiente.
Entre as propostas eleitas como prioritárias é possível destacar: Responsabilidade Social das empresas e do comércio com a criação de selo ambiental; implantação de um sistema de coleta seletiva, incluindo a separação nos domicílios, empresas e órgãos públicos, com calendário semanal para coleta de materiais recicláveis com destinação adequada conforme legislação vigente; implantação de programas públicos de geração de emprego e renda, através de diagnóstico de apoio aos catadores com equipe multiprofissional.
“A nossa expectativa é de que possamos aplicar nos próximos dois anos as ações discutidas e aprovadas na Conferência”, disse a assessora técnica da secretaria do Ambiente e integrante da comissão organizadora do evento, Mônica Linhares.
Para o secretário do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca do Município, Nivaldo Talon, a Conferência foi realizada num momento importante em que Rio das Ostras está buscando aplicar as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Com o crescimento acelerado do município, é necessário aprimorar o sistema de coleta da cidade e a área de preservação, e essa é a oportunidade para tratarmos desses assuntos”, disse ele, ressaltando a importância da participação da população nesse tipo de evento com o objetivo de direcionar as metas.
A assistente social Rogéria do Carmo Simião participou dos debates. “A realização da Conferência além de tratar de temas relevantes para Rio das Ostras, permitiu à sociedade se envolver mais nas questões ambientais do município, fomentando na população o interesse pelas questões ecológicas e sustentáveis da cidade”, destacou.
REPRESENTANTES – Na ocasião também foram eleitas as instituições participantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente para o biênio 2014/2015. Jovino Brandão e Priscila Araújo serão os representantes da sociedade civil do Município na 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente que acontecerá entre os dias 13 e 15 de setembro, na UERJ.
PRESENÇAS – O prefeito Sabino foi representado na Conferência municipal pelo chefe de gabinete Aldem Vieira. Também prestigiaram o evento o presidente da Câmara Alzenir Pereira Melo, o vice-presidente, Aluisio Viana, além dos secretários municipais.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.