Rio das Ostras recebe seus campeões do esporte

Atletas dos projetos de Paraesporte e do Criança no Esporte brilharam em competições internacionais

Pais, professores, alunos de projetos esportivos, autoridades, servidores municipais e moradores de Rio das Ostras se reuniram nesta quarta-feira, 5, na sede da Prefeitura, para recepcionar os atletas riostrenses que competiram nos Jogos Mundiais da Special Olympics, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e em torneios na Europa, disputados pela equipe sub-14 do Projeto Criança no Esporte (Futebol), da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Os atletas da cidade conquistaram grandes resultados, representando com brilho a cidade e o Brasil no exterior.

O prefeito Alcebíades Sabino recepcionou os atletas na Prefeitura. Ele comemorou o desempenho dos atletas e pediu que as experiências que o esporte proporciona sirvam de exemplo para a juventude.

“Tenho certeza de que foi uma experiência marcante para todos os atletas. Infelizmente nem todos os jovens do Brasil têm uma oportunidade de conhecer outros países e outras culturas como estes atletas. Peço que cada um fale da experiência e do esporte para seus amigos. Temos que ter mais jovens praticando esporte”, disse.

O Secretário de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge, destacou a parceria com a iniciativa privada e explicou o objetivo do projeto.

“Trabalhamos muito para tornar estes projetos uma realidade. Nosso objetivo é dar condições para que esses jovens possam se tornar atletas, mas nosso compromisso é com o cidadão. Nosso lema é ‘bom na escola e bom de bola’. Não adianta saber jogar se não vai bem na sala de aula”, disse.

SPECIAL OLYMPICS – Os Jogos Mundiais da Special Olympics, destinados a promover a integração de pessoas com deficiência intelectual, reuniram mais de 7 mil atletas, de 170 países. Dos 38 atletas que compuseram a delegação brasileira, 13 eram de Rio das Ostras. A delegação brasileira conquistou 38 medalhas: 15 de Ouro, 12 de Prata e 11 de Bronze. Ao todo Rio das Ostras contribui com 5 medalhas e outros bons resultados.

No atletismo, Jonathan Paiva ficou com o ouro no Salto em Distância, a prata no Revezamento 4 x 100 metros rasos e na 6ª colocação na prova de 100 metros rasos; na natação, a atleta Débora Serqueira ficou com a prata, na prova de 50 m nado livre; Beatriz Silva ficou com a prata no arremesso de peso; a equipe de Futsal Feminino Unificado – formada por atletas com e sem deficiência intelectual – ficou com o bronze; Douglas Martenet ficou na 5ª colocação na Travessia de 1500 metros.

Jonathan Paiva comemorou as duas medalhas conquistadas em Los Angeles. “Nunca tinha viajado para fora do País. Foi uma experiência única. Quero seguir competindo e trazer muitas medalhas para o Brasil”, sonha Jonathan, para a felicidade da mãe, Edna da Silva Paiva: “Tenho muito orgulho dele”, disse.

CRIANÇA NO ESPORTE – A equipe sub-14 do projeto Criança no Esporte foi a grande campeã da Norway Cup, na Noruega. A equipe ainda representou Rio das Ostras nos torneios Gothia Cup (Suécia) e Dana Cup (Dinamarca). Em 22 jogos, a equipe venceu 20 e empatou duas, sendo derrotada nos pênaltis. A equipe marcou 97 gols e sofreu apenas 3.

Vitor Hugo Nunes foi o artilheiro da equipe com 28 gols. “Foi uma experiência muito diferente. Tive a oportunidade de conhecer outras culturas e pessoas, lugares bonitos e ainda ser o artilheiro. As pessoas são muito gentis, isso me chamou muito a atenção”, afirma o artilheiro.

O pai, Edvan Nunes, explica que foi uma emoção sem comparação. “O grupo está de parabéns, pois foram meses de trabalho árduo. O esporte de Rio das Ostras mereceu esta conquista”, comemora.

PATROCINADORES – A viagem dos atletas foi possível graças ao patrocínio do Banco Itaú, da Odebrecht Ambiental e Aker Solutions, empresas que arcaram com 95% do custo de viagem da comissão técnica e dos 17 atletas.

O Projeto Criança no Esporte é destinado a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. No futebol, os alunos recebem instruções práticas e teóricas, assim como atividades que visam a melhora no desenvolvimento de suas qualidades e habilidades físicas. O projeto é mantido pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Rio das Ostras.

FONTE:

Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.