Rio das Ostras recebe reforço de equipamento para combate à Dengue
Município é o único da região que conta com três carros fumacê
Depois do reforço de 121 novos guardas sanitários para trabalhar no combate à Dengue em Rio das Ostras, a Secretaria de Saúde recebeu do Governo do Estado novos equipamentos. Desde abril, a Vigilância em Saúde conta com três novas bombas aspersoras de produto, e mais um Aero System (aparelho portátil). E na semana passada chegou ao município mais um carro fumacê que completa a frota de três veículos. A cidade é a única da região com este número de equipamentos disponíveis para o trabalho contra a Dengue.
A equipe de educação em saúde que faz o trabalho de divulgação e conscientização da população também não para. No dia 19 será realizada mais uma mobilização, desta vez em Rocha Leão, das 9h às 17h. Dia 20, o trabalho acontecerá em Cantagalo, no mesmo horário. No domingo, dia 22, a equipe participará da III Caminhada da Adoção, em Costazul, realizada pelo Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras, quando aproveitarão a concentração de pessoas para distribuir material informativo.
Além dos mutirões nos bairros, a Vigilância em Saúde vai diversificar ainda mais o trabalho. Nos próximos fins de semana (dias 21, 22, 28 e 29 de maio) os guardas sanitários vão priorizar as notificações em todo município. Todos os imóveis que estão fechados no município serão revisitados, e também os locais de notificação. “Uma vez feita a notificação, nós fazemos várias ações. Os profissionais vão ao local, verificam a existência de outros casos, eliminam todos os possíveis criadouros, dão todas as orientações aos moradores e aplicam o larvicida onde houver foco”, explicou Andrea Bellei, coordenadora da Vigilância em Saúde.
A Secretaria de Saúde trabalha diariamente no combate ao mosquito transmissor e no atendimento aos pacientes com sintomas. Todos os imóveis do município são inspecionados e vistoriados. São feitas visitas diárias dos guardas sanitários para orientação dos moradores e identificação de possíveis focos. Para controle do mosquito, há ainda utilização de pulverizadores em áreas externas, como o fumacê, e dentro das residências, onde houver necessidade, com utilização do equipamento Aero System.
Mutirão no Âncora – O trabalho de mutirão que mobilizam toda a equipe de combate ao mosquito voltará ao Praia Âncora nos dias 2 e 3 de junho. As ações serão intensificadas com a equipe de guardas sanitários reunida para percorrer todas as ruas da localidade, inspecionando as casas, aplicando o larvicida, eliminando possíveis criadouros e orientando a população.
Os profissionais da Vigilância em Saúde também visitam residências onde há notificação de moradores com sintomas de dengue. Dependendo da necessidade, haverá pulverização do inseticida dentro dos quintais das residências, além do fumacê.
O trabalho inclui ainda ações especiais de limpeza de terrenos e recolhimento de lixo, com apoio das secretarias de Serviços Públicos e de Meio Ambiente.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo