Rio das Ostras recebe reconhecimento do Unicef
Rio das Ostras recebe reconhecimento do Unicef pelo trabalho do Programa Busca Ativa Escolar desenvolvido no Município
Nos dias 17 e 18 de junho, representantes das Secretarias Municipais de Educação, Esporte e Lazer, Saúde e Bem-Estar Social de Rio das Ostras participaram do “Seminário Nacional – Educação é Proteção Contra a Violência”, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a Cidade Escola Aprendiz, na cidade do Rio de Janeiro.
O evento contou com a presença do Ministério Público, Gestores Municipais, Juristas, Educadores, Sociólogos, Conselheiros Tutelares, Jornalistas e estudantes, entre outros profissionais.
Durante o Seminário, foi discutida a importância do direito à Educação de crianças e adolescentes do Brasil como ação fundamental de proteção da vida e prevenção de diferentes tipos de violência.
RECONHECIMENTO PÚBLICO – O encontro culminou com o Reconhecimento Público das experiências de implementação da Busca Ativa Escolar no Estado do Rio de Janeiro, conferido pelo Unicef a 11 municípios dos 37 que aderiram ao Programa Busca Ativa Escolar.
Na placa, o reconhecimento do Unicef. “O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Cidade Escola Aprendiz reconhecem a gestão municipal de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, por seu trabalho e empenho em identificar e trazer à escola crianças e adolescentes que estavam fora da escola, garantindo seu fundamental direito à educação, por meio da implementação da Busca Ativa Escolar nos anos de 2018 e 2019”.
Para o Secretário Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras, Maurício Henriques Santana, esse reconhecimento se deve ao trabalho intersetorial realizado entre as Secretarias envolvidas. “A parceria estabelecida foi essencial nessa conquista em nosso Município”, defendeu o Secretário.
MISSÃO – Com o slogan “Fora da Escola Não Pode!”, o Programa tem como missão matricular crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estejam fora da escola. O Busca Ativa Escolar facilita na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.
Por meio da ferramenta, a Rede Municipal de Ensino terá dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para combater a evasão escolar.
O Programa Busca Ativa tem o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
FONTE: ASCOMTI – PMRO.