Rio das Ostras recebe autorização ambiental para suprimir vegetação na Orla
Orla de Costazul até Lagoa de Iriry passará pela supressão da vegetação que invade a Avenida Atlântica
A Prefeitura de Rio das Ostras conseguiu, junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a autorização ambiental para a supressão da vegetação de restinga de 6.145 metros quadrados. O Município começou nesta quinta-feira, 21, a remoção de uma parte desta vegetação para realizar a urbanização ao longo da Avenida Atlântica.
A Secretaria de Meio Ambiente realizará, ainda, o remanejamento da restinga para a APA – Área de Proteção Ambiental da Lagoa do Iriry, e o Parque Municipal usará a compostagem, que é um processo de reciclagem do lixo orgânico, que transforma o material em adubo natural, que poderá ser usado em jardins e plantas do Município.
Durante a remoção, foram encontrados muitos lixos, que estão sendo retirados da vegetação.
Para o secretário de Meio Ambiente, Nestor Prado Júnior, a retirada desta parte da vegetação só traz benefícios. “Tendo em vista que a vegetação avançou para a rua e, com a chegada do verão, era necessário realizar a retirada de uma faixa da restinga, que foi autorizada pelo Inea. Essa ação trará melhorias na trafegabilidade. Outro fator importante a ser observado é que a rua terá mais visibilidade, impedindo que malfeitores possam realizar possíveis delitos”, destacou o secretário.
Manoel da Silva, morador da localidade há 14 anos, que acompanhou a ação, disse que essa retirada é muito importante. “Essa retirada é muito boa, sempre esperamos que a prefeitura viesse aqui realizar a limpeza desses matos. Vai melhorar nossa vista, a orla ficará ainda mais bonita, além de nos trazer mais segurança, permitindo que vejamos tudo que está acontecendo”, contou o morador.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.