Rio das Ostras realiza mais de 2 mil atendimentos no Dia de Combate ao Diabetes

Unidades de saúde e tendas ofereceram testes de glicose e orientações sobre a doença

Na sexta-feira, dia 16 de dezembro, aconteceu o Dia D de Prevenção e Combate ao Diabetes, em Rio das Ostras. A mobilização foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e registrou 2.300 atendimentos. Desse total, 202 casos suspeitos de diabetes foram encaminhados às unidades de saúde para confirmação de diagnóstico e acompanhamento.

Cinco tendas para atendimento à população também foram montadas em diferentes pontos da cidade e várias equipes fizeram distribuição de material informativo, testes de glicose, aferição da pressão arterial e cálculo de IMC – Índice de Massa Corporal em centenas de pessoas.

Elizângela dos Santos mora em Rio das Ostras há 20 anos. Natural de São Francisco do Itabapoana, no Norte Fluminense, mantém vigilância redobrada quando o assunto é diabetes. “Tenho uma irmã e uma tia com diabetes e por isso mesmo estou sempre preocupada”, diz Elizangêla. A dona de casa também elogia a iniciativa da Prefeitura: “Aproveitei que estava passando por aqui para conferir minha pressão arterial e minha glicose. Graças a Deus está tudo bem comigo, mas não custa vigiar”, destaca.

Outra beneficiada pelo Dia D de Prevenção e Combate ao Diabetes foi Ana Rosa Venâncio que toma remédios para controle da pressão arterial e acha importante o trabalho de prevenção. “Fui muito bem atendida por todos os profissionais da Secretaria de Saúde. É sempre melhor prevenir”, enfatiza a aposentada de 75 anos.

PREVENÇÃO – O programa municipal do HiperDia de Rio das Ostras tem como principal objetivo a prevenção de doenças cardiovasculares, que, atualmente, representam  a principal causa de morte na população brasileira, cujos principais fatores de risco são diabetes e hipertensão arterial.

Dados do IBGE, baseados no censo de 2010, mostram que 5% da população de Rio das Ostras é formado por hipertensos e mais de 2 mil pessoas também são diabéticos. Daí, a importância de um programa voltado para a prevenção. Além disso, a secretaria de saúde mantém um trabalho permanente com equipes multiprofissionais para avaliação e tratamento do pé diabético, com testes de detecção da perda de sensibilidade e avaliações frequentes.

Segundo Cristiane Grion, coordenadora do Programa HiperDia, “não basta apenas realizar um dia por ano de conscientização. É importante que o trabalho seja contínuo. Para tanto, todas as unidades de saúde de Rio das Ostras realizam cadastro de pacientes hipertensos e diabéticos, garantindo assim, o tratamento e a distribuição de medicamentos”.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.