Rio das Ostras realiza Dia de Campo para agricultores de Cantagalo

Evento acontece neste sábado, dia 23, e reúne produtores, pesquisadores e técnicos

Neste sábado, dia 23, de 8h às 14h, cerca de 100 agricultores de Cantagalo se reunirão em um Dia de Campo organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras no Departamento de Agropecuária. O encontro tem como objetivo promover palestras sobre produção, apresentar os resultados preliminares de experimentos de fixação biológica de nitrogênio no plantio de feijão, além de viabilizar a visita dos participantes em uma área demonstrativa, onde o adubo sintético foi substituído pela nova técnica, desenvolvida pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária para o cultivo de leguminosas.

Depois de estudos realizados pela Pesagro – Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, Empraba e Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, uma área experimental recebeu fixação biológica de nitrogênio para o plantio de feijão, em substituição ao adubo nitrogenado.

Os resultados dessa nova técnica, que além de diminuir os custos da produção para os agricultores e minimizar os impactos ambientais, serão apresentados aos participantes do Dia de Campo durante a visita a uma propriedade em Cantagalo.

PROCESSO – De acordo com Edemir de Oliveira, engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a técnica consiste em inocular uma bactéria do gênero rhizobium na semente do feijão. “A bactéria absorve o nitrogênio do ar e transfere à planta. Com isso não temos que adicionar adubo nitrogenado e diminuímos o custo da produção”, explica.

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ivan Noé Antunes, disse que a nova tecnologia foi apresentada durante o 10ª Conferência Nacional do Feijão, em Goiânia. “Esse trabalho foi apresentado durante o Congresso no ano passado. Entramos em contato com os pesquisadores da Embrapa, Pesagro e Emater e trouxemos a técnica para o município”, explica.

Segundo Ivan, a técnica já é utilizada no cultivo de outras leguminosas e o interesse da Embrapa por testá-la no feijão produzido em Rio das Ostras nasceu do conhecimento do Projeto de Incentivo ao Plantio, mantido desde 2005 pela Prefeitura.

Estão confirmadas as presenças de pesquisadores da Embrapa e Pesagro, além de técnicos do município.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.