Rio das Ostras realiza Conferência de Políticas para as Mulheres

Representantes de diversos segmentos participaram de debates e elaboração de propostas

Uma plateia de mais de 200 pessoas lotou o auditório da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, no sábado, dia 13, para a II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Com o objetivo de debater e elaborar propostas que contemplem a construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, o evento também buscou contribuir para o exercício pleno da cidadania pelas mulheres brasileiras. Entre as propostas sugeridas pelos grupos de trabalho está a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

A Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras organizou a Conferência, cujo tema escolhido foi “Mulher: sua vez, sua voz”. A programação contou com palestras; leitura e aprovação do regimento interno; exibição de um documentário sobre o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Casa da Mulher) – espaço mantido pela Prefeitura, destinado às vítimas de agressão; formação de grupos de trabalho para elaborar propostas para a III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, entre outras atividades.

Na abertura da Conferência, o prefeito Carlos Augusto enalteceu a presença de algumas mulheres que fazem a história de Rio das Ostras e destacou ações voltadas para o público feminino. “Nosso governo é focado em mudar a vida dos moradores para melhor. Para isso contamos com o movimento organizado, com as lideranças e com espaços democráticos como este”.

A lei Maria da penha e o crescimento populacional de Rio das Ostras também foram assuntos debatidos durante a Conferência.

“A Lei Maria da Penha é super legítima, mas feliz o dia em que o respeito e a dignidade sejam garantidos às mulheres, sem precisar, para tanto, de qualquer legislação”, declarou o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Afonso.

A secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, fez um panorama das políticas municipais direcionadas às mulheres, entre elas a criação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher, e observou que muitos investimentos foram resultados das deliberações da I Conferência de Políticas para as Mulheres, em 2007.

Maria América Pires, coordenadora de políticas intersetoriais e documentação da Superintendência dos Direitos da Mulher no Governo do Estado do Rio, elogiou a Casa da Mulher e os investimentos as ações da Prefeitura para a promoção das mulheres do município.

A estudante de Serviço Social da UFF, Márcia Borges, conta que fez questão de participar da Conferência “por ser um espaço legítimo para traçar as políticas que vão definir melhorias para o futuro da mulher de Rio das Ostras”.

“A Conferência é uma conquista dos movimentos sociais e, sobretudo, uma vitória para as mulheres. É a partir desse espaço que avaliamos as nossas urgências em trabalho, em educação e em saúde”, declarou a professora Rosilene Macedo, diretora do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação.

PROPOSTAS – Diversas propostas foram construídas pelos cinco grupos de trabalho formados na Conferência. Entre elas estão a ampliação da oferta de cursos de capacitação profissional para as mulheres, de acordo com a sua escolaridade, flexibilidade de horário e facilidade de acesso; o aumento do número de ações que incentivem a inserção e permanência das mulheres em processos educacionais e no mercado de trabalho (projetos sociais e creches); o fortalecimento de parcerias entre as Secretarias, universidades, entidades, ONGs etc, a fim de potencializar ações integrais de saúde da mulher, bem como a divulgação dos serviços e capacitação dos profissionais de saúde; e a proposição ao Governo do Estado da criação da Delegacia Especializada da Mulher.

PRESENÇAS – Estiveram presentes ainda a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, a secretária de Ciência e Tecnologia, Kátia Brandão, a diretora da Casa da Mulher, Vera Bonfim, entre outras autoridades.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.