Rio das Ostras realiza ações em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco
A Campanha neste ano traz alertas das estratégias adotadas pela indústria do tabaco para atrair novos consumidores
Na sexta-feira, dia 31 de maio, é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Para marcar a data, a Secretaria de Saúde, por meio da equipe do Programa Municipal de Tabagismo, promoveu nesta terça-feira, dia 28 de maio, ações de conscientização sobre os riscos à saúde provocados pelo fumo.
As atividades foram realizadas com alunos do 5º ano da Escola Estadual Fazenda da Praia Municipalizada, em Mar do Norte; e na Estratégia Saúde da Família Cláudio Ribeiro, no Âncora.
Equipes abordaram a conscientização sobre os malefícios do fumo passivo, da necessidade de proteção das crianças e de toda a população contra as estratégias criadas pela indústria do tabaco para manipular e ganhar novos usuários de tabaco.
Rio das Ostras oferece ajuda para quem precisa de apoio para deixar de fumar. Os interessados podem entrar em contato com a equipe pelo número 22 2772-2439 ou se dirigir às terças e quartas-feiras, das 8h às 17h, ao prédio da Secretaria de Saúde, situado na rua Ethelberto Fontes, Quadra 9, Lote 1, Loteamento Campomar, sala 112, para realizar o agendamento.
DIA MUNDIAL SEM TABACO – O Dia Mundial Sem Tabaco é uma campanha mundial celebrada anualmente em 31 de maio. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o tema em 2024 é “Proteção das Crianças contra a Interferência da Indústria do Tabaco”.
A campanha deste ano pretende alertar os governos e formadores de opinião sobre as estratégias adotadas pela indústria do tabaco para atrair novos consumidores, notadamente crianças, adolescentes e jovens.
A data também visa avançar em medidas que protejam a infância e a juventude da atratividade e do apelo da indústria do tabaco ao consumo dos seus produtos, que têm alto poder de causar dependência, além de ocasionar enfermidades e mortes.
O Dia também tem como objetivo alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, há 1,3 bilhão de usuários de tabaco em todo o mundo. O tabaco mata cerca de 8 milhões de pessoas por ano (mais de sete milhões de fumantes ativos e mais de um milhão de não fumantes expostos ao fumo passivo), incluindo um milhão nas Américas.
A expectativa de vida dos fumantes é pelo menos 10 anos mais curta do que a dos não fumantes.
PUBLICIDADE TABACO – O tabaco é o único produto de consumo legal que mata até metade de seus usuários quando usado exatamente de acordo com as instruções do fabricante. As empresas de tabaco gastam mais de US$ 8 bilhões por ano em marketing e publicidade.
Crianças e adolescentes que usam cigarros eletrônicos têm pelo menos duas vezes mais probabilidade de fumar cigarros mais tarde na vida.