Rio das Ostras qualifica profissionais de saúde para humanizar atendimento
Oficinas promovidas pela Prefeitura e Cruz Vermelha são voltadas para servidores das recepções das unidades de saúde municipais
Dando continuidade à política de qualificação dos servidores, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras se uniu à Cruz Vermelha para oferecer Oficinas de Humanização aos profissionais da Rede Municipal.
O objetivo dos cursos, que aconteceram nesta semana, é informar e sensibilizar os profissionais das recepções das unidades de saúde quanto à qualidade do atendimento e o trato cuidadoso com pacientes e familiares.
A base das Oficinas são os preceitos da Política Nacional de Humanização – HumanizaSUS, que busca promover um atendimento mais acolhedor, garantir os direitos dos pacientes e também valorizar o trabalho dos profissionais da saúde.
Os servidores assistiram a palestras e participaram de dinâmicas que propuseram um olhar diferenciado para o paciente, de forma a se colocar no lugar do outro, em um processo de empatia. Os profissionais foram incentivados a manter uma reflexão constante sobre sua rotina de trabalho e a trocar conhecimento com seus colegas, procurando sempre apoiar a equipe para melhorar o clima e o resultado do trabalho.
“Vamos refletir sobre o nosso trabalho e procurar fazer o melhor atendimento possível, pensando que a pessoa que chega à unidade de saúde poderia ser nosso parente, nosso familiar”, disse aos servidores a palestrante Letícia Sobreira, que é enfermeira. “Muitas vezes o mais importante é saber ouvir para entender a necessidade do outro”, completou.
FONTE: ASCOM – PMRO.