Rio das Ostras qualifica mais 54 profissionais para o mercado de trabalho

Formatura de três cursos da Padaria Escola do Município aconteceu nesta segunda, 9

A Prefeitura de Rio das Ostras formou na última segunda, dia 10, mais 54 alunos nos cursos de Cozinha Industrial, Panificação e Confeiteiro. Entre os concluintes, microempreendedores e jovens que buscam um espaço no mercado de trabalho.

Ao todo, a Padaria Escola, mantida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, já qualificou 363 profissionais entre os anos de 2013 e 2014.

A Unidade oferece aos moradores, em parceria com Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), cursos de qualificação profissional com a chancela do Senai. A qualificação garante aos formandos uma excelente receptividade nas quase 120 padarias instaladas na cidade, restaurantes, pousadas e outros estabelecimentos comerciais.

“Estamos vivendo uma profunda crise no cenário nacional e, em nossa cidade, devido à queda do repasse dos royalties. Agora, mais do que nunca, é preciso pensar em qualificação profissional, pois o mercado de trabalho vai se tornar cada vez mais exigente e restrito. Boas parcerias, como as que fazemos com o Senai, são importantes para oferecer um curso de alto nível”, afirmou o prefeito Sabino durante a cerimônia.

As três turmas que se formaram comprovaram, mais uma vez, que os cursos oferecidos pela Padaria Escola qualificam cidadãos para ingressarem no mercado de trabalho. Cerca de 70% dos formandos já estão contratados ou têm planos para abrir seu próprio negócio no Município.

HISTÓRIAS DE SUCESSO – Ao todo foram 20 alunos formados em Panificação, 20 em Confeitaria e 14 em Cozinha Industrial. Maria de Fátima disse se sentir mais capaz de enfrentar o mercado. “Com a técnica me sinto mais segura de aceitar um emprego, pois agora tenho uma profissão que domino”, contou.

A microempresária Denise de Oliveira Cunha procurou o curso de Padeiro em 2014 para ampliar suas vendas e agora é só elogios. “Há anos fabrico pães e pizza em casa. Senti a necessidade de aprender a técnica. Numa aula recebemos muitas informações. Todos os alunos levaram o curso a sério”, avaliou.

Para o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Dantas, “o mercado de trabalho busca profissionais que dominam uma técnica e oferecem mão-de-obra e produtos de qualidade”.

Também estiveram na cerimônia de formatura o presidente da Câmara de Vereadores, Alzenir Pereira Mello; a professora do Senai Marli de Lima; e o gerente da Padaria Escola, Waldemar de Sá Junior.

NOVAS TURMAS – A Padaria Escola deu início a novas turmas dos cursos de Panificação, Confeitaria e Cozinha Industrial. Cerca de 75 alunos devem se formar ainda neste ano.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.