Rio das Ostras promoveu um Carnaval para todos com organização e alegria

Desfiles dos blocos, estrutura da Tenda Beira-Rio e planejamentos dos serviços garantiram sucesso da festa

Milhares de pessoas nas ruas, pulando o Carnaval com alegria, em paz.  Os festejos de Momo em Rio das Ostras seguiram a tradição e levaram diversão gratuita a todos.

As ruas foram tomadas pelos desfiles dos blocos nas orlas do Centro e Costazul. Outro destaque da festa foram os bailes da Tenda Beira-Rio, local que já conquistou os foliões.

Nos cinco dias de folia, a cidade recebeu em torno de 200 mil pessoas. Os esquemas especiais de serviços públicos, como saúde e segurança, funcionaram bem e o Carnaval seguiu tranquilo, sem ocorrências graves.

A Tenda montada no Beira-Rio foi mais uma vez um sucesso entre adultos e crianças. A estrutura bem cuidada e o piso que permite que cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e idosos curtam os bailes são diferenciais. A decoração, inspirada nos antigos carnavais, criou um clima mágico, que transportava o público através do tempo. Os artistas de Fundação de Cultura, lindamente fantasiados, completavam o cenário.

“A Tenda é sempre um sucesso. Um espaço onde a família se diverte junta. Trouxemos um Carnaval que estava esquecido e esse é o diferencial da festa em Rio das Ostras”, explica a secretária de Turismo, Carla Ennes.
Carla destaca também a importância do Carnaval na movimentação da economia da cidade, gerando renda para quem trabalha direta ou indiretamente ligado ao setor de Turismo.

Como a vendedora de brinquedos Zeliane Vieira, inscrita no Programa de Renda Alternativa do Município. Ela comemorou o resultado das vendas durante o período festivo. “As vendas aumentaram uns 80%. Estão muito melhores. Acredito que por causa do ambiente familiar e pela presença de muitas crianças”, explica a vendedora, que trabalhou na Tenda Beira-Rio.

MATINÊ – Como nos dois anos anteriores,  a matinê foi um sucesso entre crianças e adultos. Um verdadeiro mundo de magia, de super-heróis e princesas. A decoração inspirada nos antigos carnavais, ganhou um brilho a mais com as performances dos artistas da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Vestidos de pierrôs, colombinas e arlequins os artistas encantaram os pequenos e os pais. A garotada também ficou maravilhadada com os enormes bonecos, dançando no meio do baile.Na entrada, as crianças também receberam pulseiras de identificação, para facilitar que sejam levadas até seus responsáveis caso se percam.
SAÚDE – O esquema especial de saúde montado pela Prefeitura, com postos instalados junto aos locais da festa, agilizou o atendimento e garantido a tranquilidade dos foliões. Foram montados pontos de pronto-atendimento, com médico e enfermagem, no Centro e em Costazul, além de ambulâncias na Tenda Beira-Rio, em Cantagalo e Rocha Leão, onde aconteceram bailes. O serviço de Resgate também foi reforçado. A festa foi tranquila, sem ocorrências graves, com uma média inferior a 20 atendimentos por dia em cada ponto — número considerado baixo pela equipe.
A secretaria de Saúde ainda distribuiu quase 200 mil preservativos aos foliões, além de material informativo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis -DST/Aids e tatuagens provisórias com mensagens de incentivo à prevenção.
SEGURANÇA-  O reforço de mais de 200 homens, entre guardas municipais e policiais militares, contribuiu para uma festa de paz, sem graves incidentes. A GM atuou na apreensão de veículos em condições irregulares. Ao todo, 55 carros estacionados de forma indevida foram rebocados durante os dias de Carnaval.
LIMPEZA – As equipes de limpeza trabalharam muito neste Carnaval. Foram mais de 500 pessoas atuando nos serviços de recolhimento de lixo e varrição. Para garantir que as ruas e praias estivessem limpinhas para os foliões e banhistas, o trabalho começava cedo, às 3h. Nesse período, foram coletadas mais de 560 toneladas de lixo domiciliar, quase 90 toneladas de resíduos nas praias e 41,5 toneladas de lixo de varrição.
Para contribuir com a limpeza, a prefeitura distribuiu 60 mil sacolinhas oxi-biodegradáveis aos banhistas e foliões durante o Carnaval. Esse material se decompõe mais rápido que o plástico comum no ambiente.

CANTAGALO – Os moradores de Cantagalo e Rocha Leão não precisaram ir muito longe para curtir a folia. A Prefeitura programou bailes com música, personagens carnavalescos e diversão garantida para as famílias e amigos que quiseram brincar juntos a festa, pertinho de casa.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.