Rio das Ostras promove workshop sobre prevenção das Hepatites Virais

Profissionais de salões e estúdios de beleza vão saber como prevenir transmissão e contaminação pelo vírus

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras promove nos próximos dias 28 de julho e 4 de agosto, o II Workshop “Salão livre das Hepatites Virais”. Profissionais de estúdios e salões de beleza vão aprender como se prevenir da Hepatite B e C e como proteger seus clientes do vírus, que pode ser transmitido pelo uso de material cortante, como alicates e tesouras. Para se inscrever, os interessados devem ligar para o Departamento de Programas de Saúde no (22) 2760-2736.

Os workshops vão acontecer na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Centro, às 9h, no dia 28 e às 14h, no dia 4.

Manicures, pedicures e podólogos, pelo uso de instrumentos cortantes, como alicates e tesouras, estão sob risco permanente de contato com sangue de pessoas diferentes. Por seu trabalho, esses profissionais e seus clientes ficam vulneráveis a doenças como as hepatites virais. Esse é o público-alvo do Workshop, iniciativa do Programa Municipal de combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/ Aids e Hepatites Virais.

Os profissionais de beleza que desejarem também poderão realizar exames de sangue e se imunizar contra a hepatite tipo B. Com essas ações, a Prefeitura busca também chamar a atenção da população para os riscos das hepatites virais  e para a importância das práticas seguras de trabalho.

HEPATITES – De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 33 mil novas pessoas são infectadas anualmente no Brasil por hepatites virais. Diante desses números, manicures, assim como podólogos e tatuadores, devem estar conscientes da importância de reforçar a proteção contra a doença, especialmente com uso de luvas, além de receberem as devidas vacinas. Quanto aos instrumentos utilizados, o Ministério recomenda o uso rotineiro de autoclave, um equipamento que esteriliza materiais metálicos, como aço e inox, sob altas temperaturas.

 

FONTE:

Departamento de Jornalismo

Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.