Rio das Ostras promove V Conferência de Planejamento e Orçamento Participativo
Evento acontece nesse sábado, dia 15, no Teatro Popular a partir das 8h
No próximo sábado, dia 15, a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Habitação, realiza, no Teatro Popular, a partir das 8h, a V Conferência Municipal Planejamento e Orçamento Participativo adulto.
O objetivo é informar à população sobre as demandas das localidades e os projetos da Administração Municipal para a cidade em todas as áreas. Durante a conferência estão previstas palestras. A primeira será ministrada pelo secretário de Obras, Wayner Fajardo, e terá como tema os “Projetos Previstos para o ano de 2015. A segunda, que será ministrada por um representante da Controladoria Geral, terá como tema a “Aplicação dos Recursos dos Royalties no Município”.
De acordo com o coordenador do Programa de Orçamento Participativo, Heraldo Modesto, a conferência este ano terá um modelo diferente, já que as reuniões com a comunidade já foram realizadas em cada setor.
Para Modesto a Conferência é o momento certo para que a população tenha conhecimento de como é elaborado o Orçamento do município e como se determina as áreas de investimentos.
“É muito importante a participação da comunidade nas reuniões setorias e dos Conselhos para que as pessoas saibam como funciona os trâmites dentro do serviço público e como poderão reivindicar as melhorias para suas localidades. Acredito que somente pela participação popular podemos exercer o controle social de forma democrática e efetiva”, falou o coordenador do Orçamento Participativo.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO – O objetivo do OP é permitir que a população exerça a cidadania de forma ampla e irrestrita. A comunidade tem a oportunidade de escolher as prioridades para serem incluídas no orçamento do município para o ano seguinte nas áreas de Saúde, Educação, Turismo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Assistência Social, Capacitação, Trabalho e Renda, Circulação, Transporte, Segurança, Esporte e Lazer.
Nas reuniões, os moradores que quiserem fazer reivindicações diretas às secretarias de Governo também podem se manifestar por meio de um formulário próprio.
FONTE: SECOM – PMRO.