Rio das Ostras promove tratamento integral contra obesidade

Paciente é atendido por equipe multiprofissional e só é encaminhado à cirurgia bariátrica depois de preparação

A Prefeitura de Rio das Ostras mantém um ambulatório para tratamento de obesidade severa, que inclui um atendimento integral do paciente. O serviço, que funciona desde 2006, reúne uma equipe de saúde multiprofissional, com nutricionista, endocrinologista, psicólogo e psiquiatra.

Participam do grupo de tratamento de obesidade, pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 40, o que indica obesidade severa, ou IMC igual ou maior que 35 com doenças associadas, como hipertensão e diabetes. Além do tratamento ambulatorial, os pacientes participam de palestras com temas relativos à perda de peso e vida saudável.

Quando um profissional de saúde da rede municipal identifica o paciente obeso, encaminha-o para a nutricionista, que vai solicitar exames e orientá-lo quanto a uma reeducação alimentar. Assim que surge uma vaga no grupo, essa pessoa é inserida. Conforme avaliação, há prioridade para os casos mais graves.

Nem todos os casos são dirigidos à cirurgia de redução de estômago e, quando há indicação cirúrgica, o paciente passa por uma preparação de pelo menos seis meses e deve modificar seu estilo de vida.

A nutricionista Liliane Lobo explica que a cirurgia bariátrica não é uma solução definitiva e tem que ser acompanhada de uma mudança de hábitos alimentares e de atividade física.

"A cirurgia é mais um procedimento. Não existe fórmula mágica. É necessário disciplina e perseverança. Uma das participantes perdeu 40 quilos somente com dieta e desistiu da cirurgia bariátrica", conta Liliane.

Toda segunda quarta-feira do mês, o grupo se reúne para ouvir os especialistas e debater temas como medicação, alimentação saudável, ansiedade, entre outros. As reuniões são abertas à comunidade. A próxima será dia 13 de agosto.

O serviço funciona no Centro de Saúde de Nova Cidade e é ligado à Área Técnica de Alimentação e Nutrição e ao Programa de Combate à Hipertensão e Diabetes da Secretaria de Saúde. Integram a equipe de atendimento, além de Liliane Lobo, a nutricionista Hérika Costa, a endocrinologista Lisa Negreiros, a psicóloga Maura Carneiro e o psiquiatra Ivo Saldanha.


FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.