Rio das Ostras promove oficinas de arte

Rio das Ostras promove oficinas de arte para pacientes de Programa de Saúde Mental

Iniciativa é uma parceria da Fundação Rio das Ostras de Cultura e Secretaria de Saúde

Uma parceria entre a Fundação Rio das Ostras de Cultura e a Secretaria de Saúde está contribuindo para o tratamento de doentes com transtornos mentais. Todas as terças-feiras, pacientes do Programa de Saúde Mental, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e do Centro de Reabilitação, integram oficinas de papel reciclado e cerâmica na Fundição Escola de Artes e Ofícios.

A iniciativa começou no final de 2009 e os dois instrutores da Fundição que acompanham as oficinas fizeram um treinamento no Caps para lidar com pessoas portadoras de doenças psiquiátricas. Atualmente, acompanhados pela terapeuta ocupacional Tânia Terra, cerca de oito pacientes participam todas as semanas das oficinas.

“Com as oficinas, os pacientes aumentam a auto-estima, já que se sentem importantes com a vinda à Fundição de Artes e Ofícios. Mesmo os mais agitados, aqui ficam tranquilos e alguns já pedem para que a oficina aconteça mais vezes por semana, possibilitando a geração de renda”, conta a terapeuta.

Os pacientes que participam das oficinas também elogiam a iniciativa. Valéria Dias, que já sabia fazer bijuterias, diz que a atividade que mais gosta é pintar as peças de cerâmica. “Usar tinta é a melhor coisa que tem. Pintei um Jesus na manjedoura que ficou muito bonito. Pena que a gente vem aqui apenas uma vez na semana. Deveria ter mais. Minha terapia é essa”, afirma.

Dois instrutores da Fundição, Rodrigo Pontes e Whescly Lima, ministram as oficinas de papel reciclado e cerâmica. “Nunca imaginei passar por essa experiência, mas aceitei o desafio. Ao mesmo tempo em que ensino, com eles tenho aprendido mais sobre paciência, superação e alegria”, conta Rodrigo.

Segundo o supervisor administrativo da Fundição, Deroci Gomes, apesar de o principal objetivo da escola ser a capacitação profissional, as oficinas terapêuticas estão sendo “abraçadas” com muito empenho por toda a equipe. “A parceria está tendo um ótimo resultado e nos orgulhamos de formar jovens artesãos e ao mesmo tempo ser um apoio ao tratamento de pacientes psiquiátricos”, conclui Deroci.

O endereço da Fundição de Artes e Ofícios é Rua Beija-Flor, s/nº – Colinas, e o telefone é 2760-5361.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.