Rio das Ostras promove diversas ações de conscientização do Outubro Rosa
Nesta semana, Rio das Ostras promoveu ações de conscientização em razão da campanha que une o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Diversas Unidades de Saúde do Município ofereceram uma programação especial.
Na quarta-feira, dia 23, a Clínica da Família, no Âncora, teve uma manhã repleta de atividades. Aferição de pressão, alongamento, caminhada, café da manhã e sorteio de brindes fizeram parte da programação.
Para o gerente da Clínica da Família, Sandro Pereira Ribeiro, a campanha é de extrema importância para a população. “Você caminhando está prevenindo o câncer de mama. Todos devem separar, no mínimo, 15 minutos para praticar atividades físicas para a Saúde. É preciso ter um estilo de vida saudável”, ressaltou.
A fisioterapeuta Cláudia Nascimento também reforçou a importância da atividade física para combater o câncer de mama. “A mulher precisa identificar se tem algum nódulo nas mamas, fazendo o auto-exame. O sedentarismo e a obesidade são fatores de risco da doença e queremos alertar a população”.
O secretário de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, Marcus Rezende, esteve presente ao evento representando o prefeito Marcelino Borba. “Estamos aqui para reforçar a importância da Campanha Outubro Rosa. Também praticamos atividades físicas e tivemos um café da manhã bem saudável, que fazem parte da prevenção da doença”, destacou.
A dona de casa Odisséia de Azevedo Moreira, 75 anos, elogiou a caminhada “Este evento está maravilhoso. As mulheres devem fazer os exames para prevenir o câncer de mama”. Opinião compartilhada por Karine Silva, 26 anos, que também participou do evento. “Devemos ter uma alimentação saudável e ficar sempre atentas à prevenção do câncer de mama, principalmente se apresentamos histórico da doença em nossa família”, completou.
PARTICIPAÇÃO – A campanha Outubro Rosa na Clínica da Família também teve a participação do subsecretário de Atenção Básica, Oswaldo Coelho; e do Coordenador da Defesa Civil, Jorge Mazzo.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.