Rio das Ostras promove curso de atualização em socorro a vítima de parada cardiorrespiratória
Treinamento foi direcionado a servidores da saúde e motoristas
A Secretaria de Saúde promoveu nesta quarta-feira, dia 8, um curso de atualização em socorro a vítimas de parada cardiorrespiratória, voltado a profissionais de saúde, de diferentes setores, e motoristas.
O treinamento foi ministrado pelo especialista Marco Chocron, bombeiro socorrista, com mestrado na área pela Uni-Rio. Segundo o especialista, o protocolo de atuação para salvamento é atualizado a cada cinco anos, por isso a necessidade de treinamento permanente no tema.
O Curso de “Suporte Básico à Vida: Conceitos para Reanimação Cárdio Pulmonar” abordou as técnicas de atendimento a vítimas, com base nos protocolos da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da American Heart Association.
Marco Chocron mostrou, na teoria e prática, a forma correta de realizar a conhecida manobra necessária para reanimar o paciente, com compressão do peito e ventilação da vítima. Ele esclareceu dúvidas também sobre os materiais utilizados no salvamento, como o desfibrilador.
“Os estudos estimam que cerca de 200 mil pessoas tenham parada cardiorrespiratória, por ano, no Brasil. A metade desses casos ocorre fora da unidade hospitalar, nas ruas, nas residências, entre outros. Por isso, é tão importante que a pessoas saibam o que fazer diante de um quadro desses. Pode fazer a diferença entre salvar ou não uma vida”, explica Marco Chocron.
O treinamento abordou o atendimento a vítimas, incluindo em situação de acidentes automobilísticos. O especialista respondeu a dúvidas em relação ao atendimento de pessoas em condições especiais, como as gestantes, e também ao protocolo para salvar a vida de crianças e recém-nascidos em situação de risco.
De acordo com as pesquisas, vítimas de parada cardíaca submetidas a manobras de ressuscitação, de forma correta, têm mais da metade de chances de sobreviver do que aquelas que não receberam esse atendimento.
QUALIFICAÇÃO – O objetivo da Secretaria de Saúde é manter a qualificação permanente das equipes e dos serviços. Presente ao treinamento desta quarta-feira, a secretária de Saúde, Ana Guerrieri, reforçou a relevância dos cursos.
“Esse treinamento é essencial porque prepara os profissionais para atender o paciente no primeiro minuto do socorro, aquele que vai decidir a vida e a qualidade de vida da vítima. Assim como esse, outros cursos serão ministrados para que possamos atender a cada dia melhor os munícipes”, disse a secretária. Ela informa que, ainda este mês, um novo curso de atualização em suporte à vida será ministrado às equipes da Prefeitura.
RESGATE – O grupo de socorristas do Resgate, da Secretaria de Saúde, também participou do treinamento, para atualizar conhecimento. O serviço de Resgate do Município foi elogiado pelo instrutor especialista, pela qualificação da equipe e eficiência no serviço. Desde sua criação, o Resgate já atendeu a mais de 24 mil chamados, salvando a vida de milhares de pessoas.
FONTE:
Departamento de Jornalismo