Rio das Ostras promove Conferência Municipal do Orçamento Participativo Jovem

AfroReggae será uma das atrações do evento, que elegerá 27 representantes das escolas

Informar a juventude e contribuir para a construção de uma gestão pública participativa, a partir de ações dentro das escolas. Esse é o objetivo do Orçamento Participativo Jovem de Rio das Ostras que, nesta quinta, 20, realiza a sua 3ª Conferência Municipal. A Conferência terá a participação de alunos das unidades municipais, estaduais e particulares – do 7° ano do Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio – e vai propor debates em torno de temas importantes para o Município. O prefeito Sabino participará da cerimônia de abertura do evento, que contará com um bate-papo entre os adolescentes e representantes do Grupo Cultural AfroReggae, organização que luta pela transformação social pela cultura e pela arte.

Os debates estão organizados em cinco eixos temáticos: Representação Juvenil e Mercado de Trabalho; Educação e Cultura; Mobilidade, Acessibilidade e Infraestrutura; Tributos e Orçamento; e Saúde, Ambiente e Esporte e Lazer. Durante a Conferência também serão escolhidos os novos conselheiros, que representarão os alunos das escolas no biênio 2014-2015.

De acordo com o subsecretário de Planejamento, Urbanismo e Habitação, Vladimir Paschoal, o OP Jovem permite a aproximação da Administração Pública com a juventude. “Queremos ouvir o que eles têm a dizer, discutir como eles estão inseridos na sociedade. É um grande desafio”, destacou.

De acordo com o coordenador Heraldo Modesto, o OP Jovem passou por uma grande reformulação. “Mudamos o foco que antes era centrado na questão orçamentária e de tributos para a discussão de políticas públicas para a juventude. Temos a oportunidade criar um debate importante. Vamos atender a mais escolas”, destacou Modesto.

EU CUIDO, EU INVENTO – Durante a Conferência, serão premiados os estudantes ganhadores do Projeto “Rio das Ostras: Eu Cuido, Eu Invento”, que estimula a valorização do patrimônio público. Os participantes reproduziram patrimônios já existentes ou a idealização de um projeto para a Cidade, em maquetes e desenhos. Os trabalhos serão julgados por representante da Associação de Arquitetos e Engenheiros de Rio das Ostras – AERO, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA, Ordem dos Advogados do Brasil, da Câmara Municipal, do Orçamento Participativo e do Conselho de Política Urbana. Os vencedores receberão camisas, medalhas, kits para as escolas e uma viagem para Minas Gerais.

REFERÊNCIA – O projeto do OP Jovem de Rio das Ostras atraiu o interesse de outras prefeituras da região. Representantes da Prefeitura de Búzios e Macaé visitaram o Município no ano passado para conhecer de perto as atividades desenvolvidas em Rio das Ostras e levar a experiência bem-sucedida do projeto para suas cidades.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.