Rio das Ostras promove ações e concurso de Educação para o Trânsito
No Dia do Trânsito, 25 de setembro, Guarda Municipal fez uma ação de conscientização no centro da Cidade
Rio das Ostras promoveu uma série de ações de conscientização dos alunos e comunidade, especialmente como pedestres e ciclistas, neste mês em que se comemora o Dia Nacional do Trânsito.
A Secretaria de Educação, em parceria com as secretarias de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana e de Segurança Pública, desenvolveu atividades como palestras e um concurso de desenhos, frases, cartazes e esquetes teatrais. O encerramento das ações do Mês do Trânsito acontece nesta segunda-feira, dia 28, às 18h, no auditório do Colégio Municipal Professora América Abdalla.
A Guarda Municipal de Rio das Ostras promoveu na manhã desta sexta-feira, 25, Dia Nacional do Trânsito, uma ação de conscientização de motoristas e pedestres na Praça São José Pereira Câmara, no Centro. Durante todo o mês foram realizadas também várias palestras e atividades nas unidades de ensino da Rede Municipal graças a parceria das três secretarias.
Com o tema “Chega de acidente, valorize a vida”, o concurso de Educação para o Trânsito contou com a participação de 33 unidades de ensino. O concurso é dividido em quatro categorias: Desenho, para os Alunos da Educação Infantil; Frases, voltado para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Cartazes, para os Anos Finais; Esquetes, para o Ensino Médio. Os três primeiros lugares nas respectivas categorias vão receber certificados e medalhas, além de ter os seus trabalhos expostos e apresentados no encerramento das atividades do Mês do Trânsito.
Uma das ações do mês dedicado à Educação para o Trânsito foi a palestra Sou + Bike, realizada pela equipe da Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana nas unidades de ensino com o objetivo de orientar sobre a conduta e a segurança dos ciclistas. A Secretaria de Segurança Pública também ministrou palestra para os estudantes, mostrando índices de acidente e conscientizando sobre a importância de usar o cinto de segurança, seguir os limites de velocidade e não dirigir alcoolizado.
A coordenadora de Educação para o Trânsito da Secretaria de Educação, Fernanda Rezende, acredita que ações como essas estão preparando os estudantes para serem pedestres, ciclistas e futuros motoristas responsáveis e conscientes. Segundo ela, a programação deste ano superou as expectativas.
“Devido à crise que estamos enfrentando, deixamos de contar com algumas parcerias. Ainda assim, unindo forças dentro da Prefeitura, conseguimos atingir o nosso objetivo de orientar alunos e comunidade de modo geral. As unidades de ensino que participaram do concurso, por exemplo, estão desde o início de agosto trabalhando o tema com os estudantes”, explica
FONTE:
Departamento de Jornalismo