Rio das Ostras promove Ação Comunitária com várias parcerias no Cras Sul
Rio das Ostras no exercício da cidadania. Nesta quinta-feira, dia 27, o Município realizou uma Ação Comunitária, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Sul, em Cidade Beira Mar.
Várias instituições participaram do movimento e, durante todo o dia, diversos serviços foram ofertados, gratuitamente, para a população.
As maiores demandas foram da Fundação Leão XIII, que realizou mais de 150 atendimentos para isenção para retirada de segunda via de identidade e certidões de nascimentos, além de fazer agendamento para primeira via de carteira de identidade. Outros serviços bastante procurados foi o Banco de Empregos e o Instituto Embeleze, que fez a alegria de mulheres, homens e crianças com cortes de cabelo e unhas.
Geneci dos Santos Amparo, moradora de Vila Verde, aproveitou para fazer as unhas e se cadastrar no Banco de Empregos. “Achei tudo muito bom. É um tipo de ação importante para a comunidade, pois há várias famílias carentes e, muitas vezes, não têm dinheiro para se cuidar ou não têm tempo para agendar algum serviço que esteja precisando. Então, quando surge uma oportunidade como essa, a gente corre atrás”, ressaltou.
Dentro os serviços, a população também pode contar com o Procon; orientações sobre cursos com a UFF; artesanato com recicláveis; confecção de cartão do SUS; orientação jurídica, distribuição de lâmpadas com a Enel; oficinas de informática e o Varal Solidário, com doação de roupas.
O diretor do Cras Sul, José Daniel Tomé da Rosa, disse essas ações fazem parte do trabalho da unidade e da Secretaria de Bem-Estar Social, com intuito de aproximar a população dos serviços, que por muitas vezes não consegue sair de casa.
“A comunidade carece de informação e exercer a cidadania, contando com as parcerias é uma grande oportunidade para esse público, que não tem acesso a serviços importantes de forma gratuita. Foi uma ação bastante produtiva e gratificante para todos nós”, completou Daniel.
OUTRAS PRESENÇAS – A Guarda Municipal também esteve presente na Ação Comunitária, com orientações sobre a Patrulha Maria da Penha, e a Defesa Civil realizando registros de atendimentos no território do Cras Sul, cadastro de pessoas que moram em áreas de risco, distribuição de cartilhas informativas e esclarecendo dúvidas da população. A Ação ainda contou com a Feira de Adoção Animal, com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, que disponibilizou 18 animais para adoção entre cães e gatos.
FONTE: ASACOMTI – PMRO.