Rio das Ostras programa ações de combate à dengue nas praias

Colaboração dos veranistas é fundamental para evitar proliferação do mosquito em imóveis fechados

 

Durante os finais de semana deste mês, equipes da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras farão uma ação especial de sensibilização do público para a prevenção da dengue. A prefeitura espera conseguir, especialmente, a colaboração dos veranistas, já que o risco de proliferação do mosquito em imóveis fechados é grande. As ações começam no próximo sábado, dia 6, e domingo, 7. Estão previstas mobilizações também nos dias 20 e 27 de fevereiro, sempre nas praias do Centro, Boca da Barra, Costazul, Mar do Norte e na Lagoa de Iriry, de 8h às 14h.

Nesses dias, moradores e turistas serão orientados por profissionais da Vigilância em Saúde e receberão folhetos informativos. A ação da Secretaria de Saúde tem o objetivo de conscientizar moradores e turistas sobre a importância da prevenção à doença e orientar os veranistas.

Depois das férias, quando os veranistas deixam a cidade e fecham os imóveis, alguns cuidados são essenciais. Antes de viajar, é importante cobrir bem os ralos e caixas d´água, manter fechado o vaso sanitário, limpar o quintal, ensacar o lixo e guardar garrafas vazias voltadas para baixo.

“Muitas vezes o foco gerador pode estar em um imóvel que está fechado, o que dificulta o tratamento. Essas ações simples já ajudam muito”, esclarece Amarildo Rios, responsável pela divisão de controle de endemias da Secretaria de Saúde.

Casas fechadas – O dia 13 de fevereiro, sábado, está reservado para a revisitação aos imóveis pendentes – residências que estavam fechadas durante o cronograma regular de vistoria. As equipes visitarão residências em São Cristovão, Recanto, Gelson Apicelo, Sobradinho, Cerveja, Bosque da Praia, Loteamento Altântico e Praia Âncora, para identificação de focos do mosquito, tratamento com biolarvicida e orientação aos moradores.

 

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.