Rio das Ostras programa ações pelo Julho Amarelo contra Hepatites Virais

Campanha prevê atividades nas unidades de saúde, distribuição de insumos preventivos, testagem rápida e seminário
Durante o mês de julho, uma campanha nacional mobiliza profissionais de saúde e toda a sociedade em torno da conscientização e prevenção das hepatites virais. Em Rio das Ostras, o Julho Amarelo 2025 será marcado por uma programação especial, com ações nas unidades de saúde, evento com distribuição de insumos de prevenção e testagem rápida para diagnóstico de hepatites e Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST, além do 2o Seminário Municipal de Hepatites Virais do Município.
Promovidas pelo Programa Municipal IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde, as ações do Município buscam reforçar a importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento das hepatites, além de detectar e tratar pessoas com os vírus das hepatites, interrompendo ciclos de transmissão dessas doenças.
A programação começa já no início de julho, e segue durante todo o mês, com atividades voltadas para prevenção e diagnóstico das hepatites virais e de outras IST nas unidades de Atenção Primária, conforme a agenda de cada unidade. Profissionais da Secretaria de Saúde vão conversar com a população e esclarecer dúvidas.
TESTAGEM RÁPIDA – No dia 28 de julho, em parceria com o Conselho Gestor do Serviço de Atendimento Especializado – SAE, a AVISA (Associação de Vida e Saúde) e a Pastoral da Aids, a Secretaria de Saúde fará uma mobilização na Praça José Pereira Câmara e ruas do Centro.
O evento, com início às 9h, inclui orientação à comunidade sobre as hepatites, distribuição de insumos de prevenção e testagem rápida para Diagnóstico das Hepatites Virais e demais IST, nas dependências da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
SEMINÁRIO – Como parte do Julho Amarelo, no dia 14, acontece o 2º Seminário Municipal de Hepatites Virais de Rio das Ostras. O evento é voltado para profissionais de saúde que integram a equipe multidisciplinar e realizam atendimento ao público em geral e vulneráveis às IST, incluindo médicos, profissionais de enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social e Agentes Comunitários de Saúde – ACS. Mais detalhes da programação do Seminário serão divulgados em breve.
PROGRAMA – O Programa IST /HIV/Aids/Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, conta com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, equipe de enfermagem, nutricionistas, assistente social, psicólogos e farmacêuticos, entre outros profissionais. O serviço funciona na Unidade Nilson Marins, na Alameda Campomar, s/no, na Cidade Beira Mar.