Rio das Ostras prioriza qualificação dos profissionais de Saúde

Quem passava pelo Centro da cidade no último domingo, dia 3, assustou-se com um atropelamento de um rapaz em frente à Praça José Pereira Câmara. 
O “acidente” era, na verdade, uma simulação; uma aula prática do curso de atendimento de emergência a vítima de trauma, promovido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio das Ostras. Neste mesmo dia, aconteceu a cerimônia de encerramento do curso, com a presença do prefeito Carlos Augusto, do secretário de Saúde, Sérgio Carvalho, e do vereador Robson Carlos de Oliveira Gomes.

O treinamento, ministrado por médicos e enfermeiros especialistas, agiliza o atendimento à vítima e minimiza os riscos de morte e incapacitação permanente do acidentado.

Os profissionais da Saúde elogiaram a alta qualidade técnica dos instrutores e a proposta de qualificação permanente da Prefeitura, para melhorar a cada dia o atendimento à população. “É a primeira vez que recebemos um curso de atendimento de emergência e, melhor ainda, que tenha sido oferecido ao grupo e não somente a poucos profissionais”, disse a enfermeira Nazareth Correia, há 14 anos trabalhando no município.

No encerramento, os alunos agradeceram ao prefeito e ao secretário pela iniciativa. “Foi muito importante para nossa atualização técnica e sistematização do atendimento”, disse o médico socorrista e diretor do Pronto-Socorro Leonardo Macedo. O prefeito Carlos Augusto elogiou o empenho da equipe de Saúde do município em melhorar o atendimento e reforçou seu compromisso com a qualificação permanente dos profissionais da Saúde. “Temos que investir nas pessoas, valorizar nossos servidores”, afirmou o prefeito.

Melhoria da prevenção à emergência

A proposta da gestão na área da Saúde é de melhoria constante do atendimento e qualificação permanente da equipe. Nessa linha, o secretário Sérgio Carvalho falou, na ocasião, sobre o novo curso de atendimento a emergências cardíacas, sob a chancela da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que será oferecido a médicos do município no início de 2007.

O prefeito falou ainda sobre os investimentos em infra-estrutura, como a reforma do Pronto-Socorro, a inauguração da Unidade de Dor Torácica e aquisição de novos equipamentos, e sobre o investimento em atendimento básico e prevenção, como a implementação do Programa Saúde da Família.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.