Rio das Ostras prepara retomada do Circuito Ecorrural para o pós-pandemia
Rio das Ostras é essencialmente conhecido pelas suas praias, mas as potencialidades turísticas deste balneário no interior do Estado do Rio de Janeiro não se limitam a área urbana.
A zona rural de Rio das Ostras reserva grandes surpresas para quem quer desfrutar da natureza exuberante que reúne campo, montanhas, lagos e um “jeitinho da roça”, tudo isso bem próximo da cidade.
A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo está preparando a retomada do Circuito Ecorrural para o pós-pandemia, envolvendo as propriedades, e revitalizando a localidade de Cantagalo também como ponto turísticos, e deve iniciar o trabalho de sensibilização assim que terminar o isolamento social.
Cantagalo é onde se pode encontrar áreas de lazer, pousadas (que também disponibilizam day use com piscina), tanques de pesca, arvorismo, passeio por trilhas, restaurantes, haras, criação de diversos animais de fazenda, venda de produtos como geleias, biscoitos caseiros, queijos, licores, pimenta e compotas da agricultura familiar, e até o cultivo de uvas. Neste momento, com as medidas restritivas em função da pandemia, as propriedades, pousadas e restaurantes estão fechadas, mas é um lugar aprazível para quem gosta de natureza.
A Administração Pública voltou o olhar para Cantagalo e vem fazendo investimentos na manutenção e infraestrutura da localidade, para incentivar a visitação. Além de fazer a operação tapa-buracos na principal via de acesso ao local – Rodovia do Contorno, melhorou a sinalização horizontal no entorno da Praça Waldemar Alves Barcelos, que depois de receber obras de manutenção, ganhou uma Base Comunitária de Segurança, uma Sala Verde (que funciona no Coreto). Também fica lá a escultura de um Galo, doada pela iniciativa privada e que garante boas fotos aos visitantes.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.