Rio das Ostras prepara o Plano Municipal de Políticas Públicas em Atenção à Criança e ao Adolescente

Rio das Ostras está integrando Poder Público e sociedade civil organizada em prol das crianças e jovens.

O grupo de estudo que está elaborando o Plano Municipal de Políticas Públicas em Atenção a Criança e ao Adolescente de Rio das Ostras apresentou ao prefeito Sabino na última quarta-feira, dia 5, uma proposta inicial com os objetivos e diretrizes do referido plano. Formado por representantes das Secretarias de Saúde, de Bem-Estar Social, de Esporte e Lazer, de Educação e da Fundação Rio das Ostras de Cultura, os técnicos do grupo, com o suporte da equipe da Secretaria de Planejamento, vão fazer um levantamento das ações já desenvolvidas em cada Secretaria de Governo, identificando o que já existe e apontando novas ações e projetos para esse público

 

Dentre os objetivos do Plano está a formação de uma rede de proteção, priorizando os jovens e adolescentes que estão em situação de risco e vulnerabilidade social; a defesa de seus interesses, a universalização do acesso a políticas públicas de qualidade que venham garantir seus direitos humanos e de suas famílias, contemplando a superação das desigualdades.

 

Os primeiros dados serão coletados por meio de um questionário respondido pelos jovens, de 12 a 17 anos, integrantes dos mais variados programas e projetos oferecidos pela administração municipal. Uma das propostas é a realização de uma nova pesquisa para conhecimento da atual situação com relação as questões em todas as áreas.

 

Para o  prefeito Sabino nesta fase de estudos, as propostas devem levar em conta também as deliberações obtidas em todas as conferências municipais já realizadas. “Essa já é uma resposta da sociedade para essa questão, tendo em vista que as conferências contam com grande parte da sociedade civil organizada. Acredito que as ações estabelecidas no Plano Plurianual possam vir a ser úteis, bem como as opiniões dos próprios jovens, pais e professores. Vamos ouvir todas as partes interessadas”, falou o prefeito.

 

De acordo com Eliara Filho, coordenadora do  grupo de estudo, a criação do Plano é importante porque a Administração Municipal poderá traçar metas, criar programas e trabalhar as políticas públicas em todas as áreas que envolvam a criança e o adolescente. “Depois de concluído, o Plano nos proporcionará o reordenamento e o fortalecimento de toda a rede intersetorial para o desenvolvimento das ações determinadas dentro das políticas públicas”, declarou.

 

 

FONTE: 

 

SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.