Rio das Ostras prepara atletas visando as Olimpíadas de 2016

Alunos da rede municipal, de 12 a 17 anos, participam do “Atleta na Escola”, em diferentes modalidades do atletismo

Com o objetivo de colocar o Brasil entre os 10 primeiros países nos Jogos Olímpicos e entre os cinco melhores nos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016, o Governo Federal lançou o Programa “Atletas na Escola”. Em Rio das Ostras, oito escolas aderiram ao projeto com jovens entre 12 e 17 anos. As competições de salto em distância e corridas de resistência e velocidades aconteceram na manhã deste sábado, 13, no Centro Esportivo Chico Leite.

“O esporte deve andar junto com a educação. A sua prática colabora para promover pessoas mais cívicas, que se comprometam com a sociedade e com o outro, além de contribuir para uma vida mais saudável. Também revela à criança as regras que fazem parte da vida”, disse o Secretário de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge.

Estudante da Escola Municipalizada Fazenda da Praia, em Mar do Norte, Lara Dias sonha em ser atleta profissional. Participante da corrida de 100 metros, a adolescente treina diariamente o esporte sem deixar os estudos de lado.

“A corrida me disciplinou muito na escola. Meus professores sempre falam que devemos correr atrás de nossos sonhos e é por isso que hoje foco mais nas aulas para que eu seja uma atleta competente, mas que também domine a cultura geral”, contou Lara.

Para a secretária de Educação de Rio das Ostras, Andréa Machado, a escola pública municipal está dando grandes saltos. “Nasci nesta terra, sempre estudei na rede pública e tenho o maior orgulho disso. Quero dizer a vocês para não desistir de sonhar, não deixem de ir atrás de seus objetivos. Nós estamos aqui para sermos amigos de vocês’, disse a secretária.

O PROGRAMA – O Programa Atleta na Escola faz parte do Projeto Brasil Medalha 2016. Ele é dividido em quatro etapas: escolar, municipal, estadual e nacional. Na primeira, que aconteceu dentro das escolas, foram selecionados os três melhores níveis. Estes participaram da seletiva municipal, neste sábado, 10 de julho. Agora, os classificados disputam com atletas do Estado e, depois, de todo o País.

AUXÍLIO – Cada escola cadastrada no programa recebe R$ 1.000 e mais R$ 3 por aluno participante. Essa verba será utilizada para o transporte, alimentação e demais despesas dos participantes.

Confira os resultados na página da Prefeitura de Rio das Ostras, www.riodasostras.rj.gov.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.