Rio das Ostras planeja ações de segurança para o Verão 2010
Autoridades civis e militares se reuniram nesta terça-feira, dia 15, na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Rio das Ostras para discutir o planejamento de ações de segurança para o Verão 2010, buscando oferecer tranquilidade a moradores e turistas.
O secretário de Turismo, Alan Machado, recebeu representantes da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano, incluindo o secretário Cel. Sérgio Pinto; os tenentes Ezequias Estevam e Bruno Bomfim, da Capitania dos Portos; o diretor da Colônia de Pescadores Z-22, Márcio Carneiro; Capitão Tales Junior, da 3ª Companhia da Polícia Militar; e o delegado Luis Maurício Amaral, da 128ª DP de Rio das Ostras.
O principal tópico da reunião foi o Verão 2010. Alan Machado solicitou que o trabalho unificado entre Marinha, PM, Polícia Civil, Guarda Municipal e Defesa Civil continuasse até o Verão. “Queremos propiciar aos moradores e turistas um Verão tranqüilo, com segurança. Para isso precisamos trabalhar juntos na manutenção da ordem”, disse o secretário de Turismo.
A Polícia Militar informou que a partir deste fim de semana, o efetivo de Rio das Ostras contará com o reforço de mais 40 policiais, que ficarão durante toda alta temporada. “Além desses 40 homens que virão de Campos, durante os fins de semana com eventos, poderemos contar com mais policiais do Batalhão de Macaé. Com isso, o efetivo passa de 75 para, pelo menos, 115 policiais durante o Verão”, contou Capitão Tales.
O secretário de Ordem Pública, Sérgio Pinto, disse que pretende aumentar as ações para reprimir o som alto nos carros e casas, e ordenar o trânsito. “É fundamental esse planejamento para que quando os problemas chegarem, nós estejamos preparados para resolvê-los da melhor forma possível”, ressaltou.
Representantes da Capitania dos Portos também aproveitaram a presença da Colônia de Pescadores e das polícias Militar e Civil para traçar as ações que vão garantir a segurança dos banhistas durante a Operação Verão que a Marinha vai fazer a partir de sábado, dia 19, nas orlas de Rio das Ostras.
O delegado Luis Maurício se colocou à disposição para ajudar no que for preciso para o bom andamento das ações. Segundo ele, mesmo que o delegado não esteja na 128ª DP, os inspetores estarão autorizados a registrar as ocorrências, o que irá agilizar o trabalho. “Como nestas épocas os delitos, em sua maioria, são de pequeno potencial ofensivo, que geram menos de dois anos de pena, não há problemas em que o inspetor faça o registro e o delegado assine somente quando retornar à Delegacia. Isso diminui muito o tempo de registro”, explicou.
Réveillon – Alan Machado, juntamente com a Diretoria de Eventos, acertou alguns pontos sobre o Réveillon, como a segurança das embarcações que ficam fundiadas próximo ao Iate Clube, onde acontecerá a manobra das balsas com os fogos. Ficou acordado que a Colônia dos Pescadores avisará aos proprietários de barcos que está proibida, entre os dias 26 de dezembro e 1º de janeiro, a parada de barcos naquele local.
FONTE: SECOM – PMRO.