Rio das Ostras participa de seminário nacional sobre Defesa Civil

O diretor do Departamento de Defesa Civil da Secretaria de Guarda e Trânsito da Prefeitura de Rio das Ostras, Werther de Albuquerque Lima, participou entre os dias 8 a 10 de junho, do 1º Seminário Nacional de Psicologia dos Desastres e Emergências – Defesa Civil, realizado em Brasília. 

O evento foi promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Conselho Federal de Psicologia.

O seminário, que foi transmitido ao vivo pela internet, contou com a participação de representantes da Defesa Civil de todo o país, além de psicólogos, engenheiros, médicos, sociólogos e bombeiros. A abertura do evento foi feita pelo ministro da Integração Nacional, Pedro Brito; o secretário nacional de Defesa Civil, Jorge Pimentel; a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; e o especialista em desastres da Organização Pan-Americana de Saúde, Horácio Toro.

No seminário foram debatidos temas como o processo de institucionalização da área de psicologia de desastres e a contribuição da psicologia no desenvolvimento da cultura de prevenção de desastres em parceria com instituições governamentais e comunitárias.

Em debate, Werther apresentou um dos trabalhos mais recentes da Defesa Civil de Rio das Ostras – a transferência dos moradores da Rua Samuel Vieira, em Costazul, para 50 novas moradias no Conjunto Habitacional de Cidade Praiana. “Expliquei que a retirada das moradias aconteceu porque a região é de manguezal e as famílias interferiam no ecossistema”, diz Werther.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.