Rio das Ostras participa da Semana da Amamentação

“Hora do Mamaço”, realizado no Parque da Cidade, chama atenção para importância do aleitamento materno 

O Parque da Cidade foi palco de um encontro muito especial na manhã do último sábado, dia 2. Um grupo de mães do Programa de Saúde da Mulher de Rio das Ostras, da Secretaria de Saúde, seguiu a convocação Comunidade Aleitamento Materno Solidário (AMS) e participou da “Hora do Mamaço”. O evento faz parte das comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno e consiste em reunir o máximo de mulheres para que amamentem ao mesmo tempo, no mesmo dia e horário, em todo o Brasil.

 

A programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno prossegue até esta sexta-feira, dia 8, em diversas unidades de Saúde do Município, com palestras e orientações abertas a toda população (confira o calendário abaixo).

 

Em Rio das Ostras, a “Hora do Mamaço” teve piquenique, mostra fotográfica, apresentação de música e performance do grupo “Doutoras Palhaças”, que divertiu a criançada e encantou os adultos com suas brincadeiras, provando que a proposta de humanizar a Saúde não deve ficar restrita aos hospitais e prontos-socorros. O grupo interagiu com os participantes e até deu dicas de amamentação.

 

 

FORTALECENDO VÍNCULOS – Elis Barbosa trouxe a filha Clarice, de sete meses, para participar do encontro no Parque da Cidade. “Amamentar é prático e nutritivo, além de fortalecer o vínculo entre mãe e bebê. É neste momento mágico que vemos como é importante esta ligação. O leite materno é fonte de amor e protege o neném. Minha filha não teve uma gripe até hoje, só recebo elogios do pediatra”, destacou, orgulhosa.

 

“É fundamental esta iniciativa de amamentar nossos bebês ao ar livre, em público. Temos esse direito. Minha cunhada foi amamentar meu sobrinho num restaurante e pediram para que ela se retirasse do local. Isso é inaceitável. Hoje frequento o curso de Logística Portuária e amamento meu filho durante as aulas, sem problemas”, relatou Natália Maria da Silva, que levou o pequeno Henzyo, de dois meses, ao evento.

 

Para a fisioterapeuta Daniela Lima, do Programa de Saúde da Mulher e uma das organizadoras da “Hora do Mamaço” no Município, o direito de amamentar em lugares públicos deve ser assegurado em lei federal. “Na página do facebook da Comunidade Aleitamento Materno Solidário, pedimos às pessoas que assinem uma petição para que este direito seja garantido em lei. Quando soubemos que seria realizado um “mamaço”, resolvemos nos juntar e chamar a atenção para esta questão e, é claro, destacar a importância do leite materno”, explicou.

  

 

NAS UNIDADES DE SAÚDE – De 4 a 8 de agosto, equipes de Saúde irão dar esclarecimentos sobre aleitamento materno em diversas unidades de Saúde de Rio das Ostras. De acordo com Ludmila Lima, Coordenadora do Programa de Saúde da Criança, a intenção é explicar os benefícios da amamentação e tirar dúvidas. 

 

“As palestras e orientações são direcionadas a gestantes, mulheres que tiveram filhos há pouco tempo, nutrizes e ao público em geral. Queremos promover o aleitamento materno exclusivo até seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos ou mais”, ressaltou Ludmila.

 

  

Confira programação da Semana Mundial de Aleitamento: 

 

4 a 8 de agosto

9h – Clínica da Família

 

4 de agosto

14h – P.S.F. Âncora

 

5 de agosto

8h – P.S Jardim Mariléa

9h – P.S.F. Rocha Leão

11h – P.S. Boca da Barra

14h – P.S. Operário

 

6 de agosto

9h – P.S.F. Mar do Norte

9h – C.S. Extensão do Bosque

9h – P.S. Cidade Praiana

14h – C.S. Nova Cidade

 

7 de agosto

9h – P.S. Nova Esperança

14h – P.S.F. Cantagalo 

 

8 de agosto

9h – P.S. Recanto

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social

Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.