Rio das Ostras participa da mobilização contra o abuso sexual de crianças e adolescentes
Caminhada programada para a manhã desta quinta, dia 18, no Centro, faz parte da Campanha ‘Faça Bonito’ na Cidade
A Programação do Maio Laranja, mês dedicado a conscientizar a sociedade sobre os abusos sofridos pela população infantojuvenil brasileira, já começou em Rio das Ostras. Nesta quinta-feira, 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será realizada uma caminhada como parte da campanha “Faça Bonito”. A concentração será às 8h30 na Concha Acústica da Praça São Pedro, no Centro.
Em 18 de maio de 2023, o crime de sequestro, estupro e assassinato da menina Araceli Crespo completa 50 anos. A data, que deu origem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é lembrada por meio da campanha de mobilização “Faça Bonito”. O objetivo da iniciativa é convocar a sociedade, instituições civis e governamentais a promover ações e políticas públicas de prevenção e erradicação do abuso infantojuvenil.
PROGRAMAÇÃO – Nesta terça-feira, dia 16, a partir das 8h30, haverá uma caminhada da Campanha “Faça Bonito” em Rocha Leão, organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da localidade. No dia 25, quinta-feira, a mobilização acontece em Cantagalo, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde. Além dos eventos externos, o Maio Laranja em Rio das Ostras conta com atividades como rodas de conversa sobre a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Como parte da programação, já foram realizadas roda de conversa e palestra na sala de espera da Escola Municipal Vereador Pedro Moreira, na Extensão do Bosque, e no Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Nasca), respectivamente. Essas ações tiveram a parceria do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
FAÇA A SUA PARTE – As denúncias de violência e abusos contra crianças e adolescentes podem ser feitas anonimamente pelo Disque 100, na 128ª Delegacia de Polícia (2771-4003) ou no Conselho Tutelar de Rio das Ostras (2760-7384 – 8h às 17h e 99969-4785 – plantão).