Rio das Ostras oferece atendimento de emergência em Saúde Bucal
Dentistas no Pronto-Socorro garantem atendimento ágil, evitando sequelas graves nos pacientes
A emergência odontológica oferecida pela Secretaria de Saúde de Rio das Ostras vem rendendo resultados importantes para a população. Implantado em 2013, o serviço de Saúde Bucal no Pronto-Socorro Municipal registra uma média de 25 atendimentos por dia. Desde a implantação, a emergência já atendeu a mais de 33 mil e 600 pessoas.
Os casos mais simples são atendidos pelos odontólogos, como a extração ou tratamento de dentes para cessar a dor, e os mais graves, como traumas causados por acidentes de trânsito, são atendidos por dentistas especialistas em cirurgia buco-maxilo-facial.
Além de cessar o estado doloroso dos que buscam a emergência, o serviço de pronto-atendimento evita sequelas mais graves. As vítimas de acidentes que chegam ao setor de trauma, quando necessário, são imediatamente levadas ao Hospital Municipal para a realização de cirurgias. A unidade de saúde realiza reconstrução de face dos politraumatizados, com recuperação de fraturas de mandíbulas e de nariz, decorrências comuns de acidentes automobilísticos.
O coordenador do Programa de Saúde Bucal, Claudio Argento, explica que o atendimento emergencial é importante para a melhor e mais rápida recuperação do paciente.
“Quando a vítima precisa ser transferida para outra unidade o pós-operatório torna-se mais complicado. Recebemos pacientes com fraturas graves de face que, graças ao atendimento de emergência, em menos de 15 dias já estavam reabilitados e aptos a retornar a suas atividades normais. Além de oferecer melhor qualidade de vida ao paciente, o atendimento de emergência reduz tempo de internação e os custos para o Município”, explica Argento.
FONTE:
Departamento de Jornalismo