Rio das Ostras oferece alimentação saudável nas escolas municipais

Cidade já cumpre proposta de Projeto de Lei aprovado na Câmara Federal

Um novo projeto de lei, já aprovado na Câmara Federal, obriga creches e escolas de ensino fundamental a oferecer alimentos saudáveis em suas dependências. Nessas unidades da rede municipal de Rio das Ostras, no entanto, a refeição balanceada é uma conquista já consolidada. Com cardápios elaborados por nutricionistas, aprovados mensalmente pelo Conselho de Alimentação Escolar, o município optou por terceirizar a merenda, garantindo assim a compra mais rápida e a qualidade dos mantimentos.

“Antes a compra de mantimentos era mais morosa, mas, com a terceirização, melhoramos o fornecimento e o conseguimos cumprir os cardápios. Nossas escolas não têm cantinas e orientamos os pais a não deixar os filhos trazer merenda de casa. Tudo isso para garantir que façam a alimentação oferecida nas escolas, que procuramos tornar atraente para os alunos que não têm hábitos saudáveis. Preparamos, por exemplo, o hambúrguer com carne bovina moída, feito na panela e sem fritura. As crianças adoraram”, conta a nutricionista Gládis de Ávila, que atua na Prefeitura de Rio das Ostras desde 1998.

Seguindo a legislação, Rio das Ostras não se limita a oferecer um cardápio balanceado, atendendo às necessidades nutricionais de cada faixa etária. Na rede municipal, as merendeiras têm qualificação continuada, alunos recebem educação alimentar e pais são orientados sobre a importância de uma dieta com pouca gordura, rica em vegetais, frutas e grãos. Encenações teatrais apresentadas na escola ajudam ainda mais a motivar os estudantes a ter refeições saudáveis.

“Nas reuniões com os pais, falamos sobre o cardápio, convidamos para que conheçam a cozinha e vejam como são preparadas as refeições. As crianças, especialmente as da creche e Educação Infantil, estão na fase de formação dos hábitos alimentares e a escola tem um papel importante a desempenhar”, afirma Célia Sarzedas, diretora da Escola Municipal Nadir da Silva Salvador, de Educação Infantil, localizada no Loteamento Vilage.

Pais aprovam merenda – Todo esse trabalho está conquistando as crianças e também os pais. A artesã Viviane Bersan e a dona de casa Jocileide Rodrigues, por exemplo, contam que os filhos, que estudam na Nadir da Silva Salvador, atualmente têm uma alimentação mais saudável também em casa.

“Meu filho Miguel, de 5 anos, agora come tomate e gosta de suco de fruta. E aprendeu a apreciar tudo isso com a merenda escolar. Antes, para que ele comesse bem, eu precisava dar na boca. Agora não. No último feriado, ele disse que estava com saudade da alimentação da escola. Confesso que senti um certo ciúme e perguntei se ele não gostava de minha comida. Ele respondeu que sim, mas acrescentou que a comida da escola era melhor”, conta Viviane.

Jocileide, por sua vez, sofria com o sobrepeso da filha Gabriela, de 6 anos. A menina comia muito em casa, mas se recusava a fazer a refeição na escola onde estudava, em Macaé. Este ano, quando se mudou para Rio das Ostras e matriculou a menina na rede municipal, a situação mudou.

“Fiz questão de visitar a cozinha e vi que tudo aqui é limpo, as refeições são preparadas com o maior cuidado. Pedi a minha filha para experimentar a comida e ela gostou tanto que prefere sair em jejum de casa para fazer o lanche da manhã na escola. Hoje ela come beterraba, salada verde, bife de fígado, alimentos que nunca quis experimentar”, conta Jocileide.

Cardápio balanceado – Os estudantes da rede municipal são estimulados, mas não obrigados, a se alimentar nas escolas. São servidas cerca de 18 mil refeições por dia nas 41 unidades de ensino. Segundo dados coletados pela Secretaria de Educação, cerca de 50% dos alunos tomam café da manhã, 65% almoçam e 80% fazem o lanche nas escolas.

Para as alunos do turno da manhã são oferecidos lanche na entrada e almoço na saída. Já para as que estudam à tarde, são disponibilizados almoço na entrada e um lanche. Também os estudantes da EJA – Educação de Jovens e Adultos contam com a merenda escolar e podem jantar no horário de entrada nas escolas.

Para suprir as necessidades nutricionais dos que preferem almoçar em casa, o cardápio da rede municipal oferece, sempre que possível, um alimento calórico no lanche da tarde. No café da manhã, a dieta inclui cereal, laticínio e fruta. Já o almoço balanceado inclui sempre feijão e arroz, carne ou peixe, verduras e legumes.

 

FONTE: SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.