Rio das Ostras marca presença em Seminário Nacional sobre Economia Azul

Rio das Ostras marcou presença, na última semana, no I Seminário Sebrae “Economia Azul em Ação: Desenvolvimento Territorial Sustentável”, realizado em Cabo Frio, com o objetivo de discutir as oportunidades para os pequenos negócios de segmentos ligados ao mar, o desenvolvimento sustentável e os desafios climáticos.
O evento, promovido pelo Sebrae Nacional, em parceria com o Sebrae RJ, reuniu especialistas, autoridades e representantes de diversos Municípios para discutir estratégias sustentáveis voltadas para a economia do mar e o desenvolvimento dos territórios costeiros.
Rio das Ostras estava representada por servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Fundação Rio das Ostras de Cultura, que participaram das atividades ministradas e apresentaram materiais institucionais para divulgar o Município como destino turístico e seus atrativos, levando em conta o grande litoral da Cidade, com praias e lagoas.
Rodrigo Teixeira, coordenador da Loja do Artesão Vera Luzente, unidade da Fundação Rio das Ostras de Cultura, apresentou peças produzidas por diversos artesãos da Cidade, promovendo a arte e a cultura locais, como parte da identidade e da economia criativa de Rio das Ostras.
A programação contou com painéis sobre temas como resiliência climática, governança marinha, certificações para áreas costeiras, turismo de base comunitária, empreendedorismo azul e financiamento de projetos sustentáveis.
O evento foi uma importante oportunidade de troca de experiências, articulação de parcerias e fortalecimento de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade e o desenvolvimento regional integrado.
ECONOMIA AZUL – A economia azul refere-se ao uso sustentável dos recursos marinhos e costeiros para promover o crescimento econômico, a geração de empregos e a melhoria dos meios de subsistência, ao mesmo tempo em que se preserva a saúde dos oceanos, mares e regiões costeiras. É um conceito que busca conciliar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental e a justiça social, que está ganhando cada vez mais importância em nível global, devido à sua relevância para o desenvolvimento sustentável e a saúde dos oceanos.