Rio das Ostras mantém apoio aos pequenos produtores de Cantagalo

Agricultores que ainda apostam no plantio do feijão este ano terão um trator da Prefeitura para preparar o solo

Pequenos produtores de feijão de Rio das Ostras estiveram reunidos nesta segunda, dia 4, no Deap – Departamento de Agricultura e Pecuária de Rio das Ostras, quando foram informados sobre as condições de plantio para este ano.

Com limitações no orçamento, a Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca do Município reduziu insumos e maquinário, mas manterá o apoio técnico para os produtores que apostarão na cultura em 2015.

Com a adesão de apenas 20 produtores, a safra deste ano deve ser bem menor, o que significa uma produção média de 20 toneladas. Apesar das restrições, o Deap manterá o apoio técnico aos agricultores. “Vamos disponibilizar um trator para preparar a terra para o plantio, que está previsto para começar em poucos dias. Entretanto, a compra das sementes e a adubação estarão por conta dos produtores”, comentou Anselmo Nazário, diretor do Deap.

No ano passado, cerca de 70 agricultores de Cantagalo, zona rural de Rio das Ostras, participam do projeto de feijão. Apesar das dificuldades econômicas, o produtor Waldemir Alves Barcelos planeja plantar feijão ainda este ano. Ele diversifica sua plantação e destaca a banana como opção de renda. “Apesar da pouca chuva, as bananas que começo a colher já têm mercado garantido aqui mesmo em Cantagalo. Pretendo, inclusive, ampliar minha plantação este ano e para isso já adquiri novas mudas”, comenta. 

O início da colheita do feijão está previsto para o mês de setembro, quando os produtores esperam uma produção de 900 quilos por hectare.

 

FONTE: 

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.