Rio das Ostras leva projetos escolares para Conferência Nacional pelo Meio Ambiente

Rio das Ostras leva projetos escolares para Conferência Nacional pelo Meio Ambiente

Entre as cidades da delegação fluminense, Município lidera com o maior número de projetos escolhidos

Os projetos de três escolas municipais de Rio das Ostras foram selecionados para representar o Rio de Janeiro na etapa nacional da VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Com a seleção, o Município lidera as cidades do Estado com o maior número de projetos escolhidos para compor a delegação fluminense. Três alunas riostrenses participarão da última fase da Conferência em Brasília, que acontece entre 6 e 10 de outubro.

A seleção ocorreu durante a etapa estadual Conferência, promovida entre a segunda, 25 de agosto, e a quarta-feira, 27, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro. O evento reuniu estudantes, professores e equipes técnicas que tiveram destaque nas fases municipais. Foram três dias de uma programação diversificada para alunos e profissionais, incluindo atividades de aprofundamento sobre educação ambiental e justiça climática.

O Município participou do evento com a apresentação dos projetos desenvolvidos pelas escolas municipais Francisco de Assis Medeiros Rangel, Nilton Balthazar, Padre José Dilson Dórea, Rocha Leão, além da Escola Agrícola Carlos Maurício Franco e do Colégio M. Profª América Abdalla.

Na etapa federal, o Município será representado pelas alunas Marina de Souza Mileppe, da escola Nilton Balthazar, Júlia de Souza, do Colégio América Abdalla, e Jaiany Marques Alcântara Dias, da Escola Agrícola Carlos Maurício Franco.

PROTAGONISMO – O bom resultado na Conferência reforça o protagonismo das ações desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras.

Até a escalada na etapa federal, a Conferência percorreu a mobilização nas escolas municipais com a realização de diversos trabalhos e seleção interna para a etapa municipal. Após, foi realizada a fase de escolha dos projetos para a representação estadual. Os trabalhos tinham como foco a cidadania ambiental a partir da mobilização de estudantes, escolas e moradores para a solução dos desafios ambientais vivenciados pelas comunidades escolares.

“Como exercício de democracia participativa, a Conferência ampliou as possibilidades de adolescentes e jovens colocarem suas habilidades em ação para a melhoria da qualidade de vida. Os eventos possibilitam novas bagagens de conhecimento e vivências para os alunos e isso é muito gratificante”, pontuou a coordenadora pedagógica do Município, Flávia Rangel, responsável pela iniciativa em Rio das Ostras, juntamente com a coordenadora Adriana Leal.

Para a aluna Marina de Souza Mileppe, a Conferência proporcionou momentos de aprendizagem. “Aprendemos muito sobre coletividade, trabalho em equipe e principalmente sobre o meio ambiente. Para Brasília, a expectativa é de que eu aprenda cada vez mais com novas culturas. Desde a etapa da escola até a estadual, aprendi muito e quero seguir aprendendo mais e mais”, contou a estudante.

Toda a logística para a participação dos alunos no evento estadual foi custeada pela Administração Municipal. Além dos estudantes, também participaram da Conferência um professor e/ou diretor das seis escolas colaboradoras.

A CNIJMA – A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é um processo de mobilização voltado para todas as escolas brasileiras, com turmas do 6º ao 9º ano. O intuito é o desenvolvimento de jornadas pedagógicas por meio de pesquisas e produção de conhecimentos que contribuam nos territórios no enfrentamento das mudanças do clima. Com o estudo e os debates dos temas, há a escolha coletivamente dos projetos e representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Educação e Justiça Climática”, a conferência fortalece ações formativas no campo da educação ambiental para que as escolas se constituam como espaços educadores sustentáveis e resilientes.

Realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a conferência é promovida em parceria com o órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.