Rio das Ostras lança mais uma opção de lazer

Rio das Ostras lança mais uma opção de lazer para turistas e moradores

Caminhada na Natureza proporciona cultura e história sobre o município

A Prefeitura Municipal lançou mais um Circuito de Caminhadas.  Desta vez o percurso abrange a parte histórica e cultural, que foi mapeada pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio para que qualquer caminhante possa fazer um passeio, só ou acompanhado, e usufruir das belezas de Rio das Ostras. São ao todo 16 pontos de visitação. O início é a partir do Posto de Informações, na Praia da Tartaruga, e o final, na sede da Secretaria, no bairro Extensão do Bosque.

A caminhada é de sete quilômetros, ida e volta, e pode ser feita em aproximadamente duas horas. Para subsidiá-la, a Secretaria de Turismo elaborou uma cartilha com mapa e resumo da história de cada ponto do Circuito. De acordo com a turismóloga Juliana Ravaglia, com esse guia é possível que qualquer pessoa faça a caminhada e visite todos os locais propostos, sem necessariamente estarem acompanhadas. Um deles é o Poço de Pedras, que fica na Praça José Pereira Câmara, na praia do Centro. Ali consta o registro do início da história de Rio das Ostras, quando o município era apenas uma vila de pescadores.

No lançamento oficial do Circuito, no feriado de Tiradentes, dia 21, dezenas de integrantes da Associação Anda Rio das Ostras participaram da caminhada. Formada por 140 associados, desde adolescentes a pessoas da “melhor idade”, a Associação costuma seguir o calendário da Anda Brasil. O presidente, Eraldo Melo, informou que os membros viajam para vários Estados para participarem de Circuito de Caminhadas na Natureza. 

Em Rio das Ostras existem mais três Circuitos: o da Lagoa de Iriry (que segue da lagoa à Costazul), o Eco Rural (que passa pelas propriedades na zona rural de Cantagalo) e o de Mar do Norte (que sai da praça do Centro desta localidade, passa pela praia e pelo Mirante Margarita), sendo este um Circuito Permanente, assim como o Histórico e Cultural.  

O guia de Turismo Júlio Borges veio de Macaé para participar do Circuito Histórico. Ele ficou super entusiasmado com a caminhada em Rio das Ostras e pretende levar a experiência do Circuito Permanente para Macaé, onde atua profissionalmente.  

O secretário de Turismo, Alan Machado, informou que as caminhadas que estão no calendário oficial, como a do Circuito Eco Rural, que acontecerá no dia 20 de junho, costumam reunir mais de 200 participantes em cada edição.

 

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.