Rio das Ostras lança guia para ajudar a identificar crianças que sofrem violência sexual
Publicação voltada para a comunidade escolar orienta também sobre leis e assistência aos alunos vítimas de abusos
A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Educação, está fazendo o lançamento oficial na Cidade do Guia Escolar da Rede de Proteção à Infância – Identificação de Sinais de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A solenidade acontece nesta segunda-feira, dia 10, às 13h, na Câmara Municipal. O Guia Escolar, aplicado juntamente com programas de capacitação, contribui para aprimorar a habilidade dos professores e profissionais da Educação para lidar com o tema.
Durante a solenidade, a professora doutora Leila Maria Amaral Ribeiro, do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, que participou da terceira edição do Guia, apresenta o conteúdo da publicação, abordando a sua importância no contexto escolar. O objetivo do documento é levar aos educadores informações sobre as leis que protegem os direitos de crianças e adolescentes e oferecer subsídios a uma assistência digna no caso de identificarem ocorrências de violência sexual.
Como a escola pode romper o ciclo de violência sexual é um dos temas tratados no Guia da Rede de Proteção à Infância, que também orienta na identificação da violência doméstica e abuso sexual. A publicação também orienta sobre como notificar os casos de abusos e ainda apresenta a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente.
DEBATE – Uma mesa-redonda com perguntas e dúvidas sobre o tema apresentado vai encerrar a solenidade. O Guia Escolar da Rede de Proteção à Criança conta com as parceria da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Instituto de Psiquiatria da UFRJ e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ).
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social