Rio das Ostras Jazz & Blues leva plateia a ‘viajar’ por diferentes sonoridades

Uma viagem por diferentes sonoridades e ritmos. O segundo fim de semana do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival começou nesta sexta-feira, 15, na Cidade do Jazz, mesclando blues com ritmos africanos com a performance de Adriano Grineberg. Em seguida, passeou pelo talento vocal e instrumental da cantora e violonista Badi Assad para ganhar ainda mais balanço com o “funk sound” do The Jig. O trompetista Randy Brecker trouxe um toque de rhythm’n’blues para tudo terminar no mais puro rock blues do guitarrista Popa Chubby.

“Estamos fazendo o lançamento oficial do CD ‘Blues for Africa” no Rio de Janeiro aqui no Festival. Esse trabalho é resultado de 15 anos de pesquisa e um reencontro da África com New Orleans”, afirmou o brasileiríssimo Adriano Grineberg na abertura do show.

Segunda atração da noite, a também brasileira Badi Assad, que há 20 anos tem carreira internacional, mostrou seu talento para produzir sons variados com as cordas vocais. A violonista e compositora surpreendeu com sua forma singular de interpretar as canções.

A terceira apresentação da noite, a banda holandesa The Jig, animou a Cidade do Jazz com um show de “funk sound”, reunindo elementos de afrobeat, soul e rhythm’n’blues. A performance contemporânea do grupo levantou a plateia do Festival, que a essa hora já estava lotado.

Não é por acaso que Randy Brecker tem uma trajetória de sucesso há quatro décadas no jazz, rhythm’n’blues e rock. Tocando trompete e o fliscorne (flugelhorn em inglês), instrumento de sopro com um timbre mais suave, ou cantando, Randy mostrou o talento que o consagrou no cenário internacional. O também compositor já gravou álbuns com Frank Sinatra, Frank Zappa, Bruce Springsteen, Dire Straits, entre outros.

 

Encerrando a noite, o guitarrista Popa Chubby eletrizou a plateia com o seu blues rock. Ritmo dançante e uma pegada diferenciada fizeram uma performance de peso para o público que acompanhou até o último acorde do show. “Não importa se aqui nós falamos inglês, português ou espanhol. Contanto que falemos ‘música’, estaremos falando a mesma língua”, essa foi a mensagem do guitarrista Popa Chubby ao público, que aplaudiu as palavras do músico.

 

APROVAÇÃO DO PÚBLICO – O capixaba Igor Souza veio ao Festival em 2013, gostou e convidou o amigo Renan Mainardi para prestigiar o evento. “Chegamos hoje na Cidade do Jazz e estamos gostando bastante das apresentações, principalmente da The Jig, que tem uma pegada mais pesada”, relata a dupla que veio de Vitória (ES).

 

Sarah Casassanta, por outro lado, já participou de 11 edições do Festival de Jazz & Blues, perdendo apenas a primeira, e confirma que essa está no “top 3”. “As atrações desse ano estão muito boas, não vejo a hora de ver o show do Al Jarreau”, elogia a mineira, já lembrando do evento de amanhã.

 

PROGRAMAÇÃO – O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival prossegue neste sábado, 16, com diversas atrações. A partir das 11h15, na Concha Acústica, no Centro, Zuzo Moussawer Trio mistura jazz, rock, soul e música brasileira. O eletrizante guitarrista  Popa Chubby, com seu blues rock, volta ao palco a partir as 14h15, desta vez no Anfiteatro da Lagoa do Iriry. Quem também se apresenta mais uma vez é Randy Brecker, que tem encontro marcado com a plateia às 17h15, no palco da Praia da Tartaruga.

 

A partir das 20h, acontecem os últimos shows da Cidade do Jazz, em Costazul, que terão a abertura do grupo Segundo Set, vencedor do Concurso de Bandas. A atração mais esperada é a do ícone do jazz contemporâneo, o cantor norte-americano Al Jarreau, que faz apresentação única no Festival. Outras apresentações do sábado são Taryn Szpilman, Toninho Horta e Rio Jazz Orquestra, que toca de clássicos do jazz à música popular brasileira e latina, sempre com arranjos originais. A noite prossegue com o Trio HBC – com Scott Henderson, Jeff Berlin e Dennis Chambers, Rockin’ Dopsie Jr & The Zydeco Twisters,

 

Encerrando o Festival no domingo, 17, estão programadas as seguintes atrações: Glaucus Linx & Ancestralis Futurus, na Concha Acústica, às 11h15; Rockin’ Dopsie Jr & The Zydeco Twisters, na Lagoa do Iririy, às 14h15, e Trio HBC na Praia da Tartaruga, às 17h15.

 

 

 

 

FONTE: 

Departamento de Jornalismo

Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.