Rio das Ostras Jazz & Blues começa com grandes nomes e mistura de ritmos

Rio das Ostras Jazz & Blues começa com grandes nomes e mistura de ritmos

Primeira noite passeou das diferentes sonoridades brasileiras ao baixo de Marcus Miller e guitarra de Pepeu Gomes 

A tão esperada primeira noite da 12ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival não decepcionou. As milhares de pessoas que estiveram na Cidade do Jazz, em Costazul, e que acompanharam os shows pela Internet já tiveram ideia do alto nível das apresentações que ainda vêm pela frente. Mantendo a tradição de mistura de estilos, a noite percorreu do clássico ao contemporâneo, da zabumba à guitarra.

Mudando a programação, quem abriu a noite foi a Banda Jamz. O grupo, consagrado pelo Programa SuperStar, da rede Globo, mostrou porque conquistou a simpatia o Brasil, com um som dançante. E não faltaram fãs para prestigiar a apresentação.

O vocalista e baixista Will Gordon falou da satisfação de participar do Festival.  “Hoje é um dia muito especial. É sonho de qualquer músico pisar neste palco ao lado de grandes nomes da música. Muito obrigado Rio das Ostras por esta noite”, disse. Paulinho Moreira, que é de Rio das Ostras, fechou o show agradecendo o carinho do público: “É um prazer estar aqui. Estou vendo vários amigos de Rio das Ostras, minha família. É um prazer abrir este festival”.

Segunda atração da noite, a Orquestra Kuarup Sopros e Cordas homenageou o compositor Dorival Caymmi, que passou parte da vida em Rio das Ostras, onde também compunha. Entre as músicas executadas, sucessos do compositor baiano como Maracangalha e de Tom Jobim. A Kuruap, projeto da Fundação Rio das Ostras de Cultura, encerrou o concerto com participação especial da Cia de Dança Baía Formosa, outra prata da Casa.

Carlos Malta e Pife Muderno sacodiram a plateia com uma sonoridade bem brasileira, tirada de diferentes tipos de flautas, zabumba, tarol e pratos. O grupo rendeu homenagem a Luiz Gonzaga, nosso “Rei do Baião”, a quem Carlos Malta se referiu como \\\”maior bluseiro brasileiro\\\”.  A apresentação contou com uma participação surpresa da Cia. de Dança Baía Formosa, que dançou ao som de \\\”Nítido e Obscuro\\\”, composição de Guinga e Aldir Blanc.

Muito aguardado pelos fãs de jazz, o baixista Marcus Miller envolveu o público com seu repertório variado de rock, jazz, blues e R&B. O baixo de Marcus Miller, que foi um dos principais parceiros de Miles Davis, foi acompanhado de trompete, saxofone, teclado, guitarra e bateria nesta apresentação de tirar o fôlego.

O casal Isabel e Victor Moreno e a amiga Rosane Pignaton vieram de Vitória, Espírito Santo, especialmente para o evento. “A programação está ótima. É a segunda vez que a gente vem ao Festival e é sempre muito bom”, diz Rosane.

Já eram quase 4h da madrugada, uma chuva fina começou a cair, e a plateia não deixava a Cidade do Jazz, aguardando Pepeu Gomes. O cantor agradeceu a espera do público e a oportunidade de se apresentar, pela primeira vez, no Rio das Ostras Jazz & Blues. Pepeu preparou um show com recriações de clássicos da MPB, incluindo “Brasileirinho”, e composições própria como Amazônia, dedicada a Chico Science. O músico, ao lado da banda que tinha entre os integrantes o filho Filipe Pactual, mostrou toda a virtuose que o levou a ser considerado pela revista Guitar World como um dos dez melhores guitarristas do mundo na categoria World Music.

CASA DO JAZZ – Repetindo o sucesso das edições passadas, a Casa do Jazz esteve lotada nesta primeira noite. A programação da Casa, que tem produção da Fundação Rio das Ostras de Cultura, foi aberta pela Coutt Orchestra, seguida de Alyne in Blues e Aroldo Sampaio Trio, Banda Bagunço e Junkie Buda.

 

SELO – Nesta sexta também foi lançado o selo personalizado e do carimbo comemorativo do evento. A cerimônia aconteceu na agência de Correios instalada na Cidade do Jazz, com a presença do prefeito Sabino. O selo poderá ser adquirido na agência, onde também estão à venda cartões-postais, papéis de carta e envelopes com temas do Jazz & Blues de Rio das Ostras. Quem quiser também pode enviar cartas, camisas, CDs a partir da agência da Cidade do Jazz.

 

TRANSMISSÃO – Internautas de várias partes do Brasil e do mundo acompanharam a primeira noite do Festival pelo Portal da Prefeitura, Facebook e Instagram. O Portal G1, da Globo.com, transmitiu os shows ao vivo.

 

 

PRÓXIMOS SHOWS – A programação de shows prossegue no sábado, 9,com show de Duca Belintani, às 11h15, na Praça São Pedro; Pepeu Gomes se apresenta novamente às 14h15, na Lagoa Iriry; e Marcus Miller, às 17h15, na Praia da Tartaruga. E na Cidade do Jazz, em Costazul, a partir das 20 horas, mais quatro atrações neste sábado: Afro Jazz, Larry McCray, Raul Midón e, fechando a noite, o grupo Rick Estrin & The Nightcats. A programação completa da 12ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival pode ser conferida no site http://www.riodasostrasjazzeblues.com

 

 

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social

Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.