Rio das Ostras investe na formação e qualificação profissional de moradores
Cerca de 1500 pessoas participaram dos cursos oferecidos pela Prefeitura
A Prefeitura de Rio das Ostras mantém uma política de investimento na formação e qualificação profissional de moradores. Por intermédio de cursos oferecidos pelas Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, 1.494 pessoas tiveram a oportunidade de ampliar sua qualificação ou aprender uma nova profissão em 2015.
Os cursos foram realizados em parceria com instituições reconhecidas, como o Sebrae, Sesi e Senai.
As parcerias foram fundamentais para a realização dos cursos desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. No ano passado, a Padaria Escola, promovida em parceria com o Senai, formou 80 profissionais nos cursos de Padaria, Confeitaria e Auxiliar de Cozinha. Já uma ação em conjunto com o Sebrae deu a oportunidade a 438 empreendedores de participar de cursos, clínicas tecnológicas e oficinas voltadas para negócios. A novidade no ano de 2015 foi a instalação da Carreta de Gastronomia do Senac no Município, que está formando – as aulas continuam em janeiro – 175 alunos em auxiliar de Cozinha, Garçom, Pizzaiolo, Doces para Festa, Salgados para Festa e Bases para Confeitaria.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carla Ennes, incentivar a qualificação e a recolocação profissional é uma iniciativa fundamental para enfrentar um cenário de crise. “Muitas pessoas estão saindo da área offshore, por exemplo, querendo empreender ou buscar uma nova qualificação. Portanto,é importante dar a oportunidade para que elas se qualifiquem, tenham novas experiências em outros segmentos. Por isso, buscamos o apoio de instituições qualificadas como o Sindcomércio, o Sebrae, o Senac e o Senai”, explica a secretária.
INOVAÇÃO E QUALIFICAÇÃO – A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio das Ostras fechou o ano de 2015 com a certeza de que suas ações ajudaram a mudar a vida de centenas de moradores da cidade, por intermédio da Qualificação. Ao todo, foram oferecidos 12 cursos de Educação Profissional, que capacitaram 801 pessoas para as empresas da região.
Os cursos oferecidos abrangeram diversas áreas, como mercado Offshore (Auxiliar de Plataforma), Informática, Mecânica (Mecânico de Motores), Serviços de Solda (Soldador de Aço Carbono), além de cursos preparatórios para o Enem.
De acordo com a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio das Ostras, Eronei Leite, a iniciativa teve por objetivo elevar o nível de empregabilidade dos munícipes. “A Secretaria atua na Educação Profissional, ofertando cursos de qualificação e formação profissional. Ao longo de 2015 foram 49 turmas e centenas de alunos contemplados”, destaca Eronei.
CURSOS DE VERÃO – Em 2016, a Secretaria também irá ofertar cursos de qualificação profissional para os moradores de Rio das Ostras. A partir de fevereiro, os interessados em obter uma boa colocação nas empresas da região poderão se inscrever nos cursos de Produção Fonográfica, Excel Básico e Excel Avançado.
Os cursos serão realizados nos Centros Municipais de Inclusão Digital (CMID) do Centro de Cidadania, no Âncora, e o Centro da localidade de São Cristóvão.
FONTE:
Departamento de Jornalismo