Rio das Ostras intensifica vacinação contra sarampo
Imunização é para crianças de 6 a 11 meses de idade
Assim como várias outras cidades do Estado, Rio das Ostras começou a intensificar a vacinação contra sarampo para crianças de seis meses a menores de um ano de idade. Trata-se de uma ação preventiva determinada pelo Ministério da Saúde, devido ao aumento expressivo de casos da doença no país.
De acordo com a Divisão de Imunização de Rio das Ostras, os postos de saúde do Município já estão preparados para receber o público desta faixa etária, nos seus horários de rotina. É importante lembrar que é preciso apresentar a caderneta de vacinação das crianças para que sejam imunizadas, além dos documentos pessoais dos filhos e pais, como o cartão do SUS. A vacina contra o Sarampo já faz parte da rotina do Calendário Vacinal do Ministério da Saúde para as pessoas de 1 a 49 anos de idade.
Essa medida preventiva, segundo o Ministério da Saúde é porque há preocupação com essa faixa etária, pois em surtos anteriores foram as crianças menores de um ano que evoluíram para casos mais graves e óbitos. Por isso, é necessário que todas as crianças na faixa prioritária sejam imunizadas contra o vírus do sarampo, considerando a possibilidade de trânsito de pessoas doentes para regiões afetadas e não afetadas.
Vale ressaltar que, somente no Estado do Rio, 21 pessoas foram infectadas com a doença em quatro municípios — Rio de Janeiro, Paraty, Nilópolis e Duque de Caxias.
DOENÇA – O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de causa viral. Ela é extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. A transmissão do sarampo ocorre de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar as quais entram em contato com o trato respiratório ou mucosas de pessoas suscetíveis. Por isso, o elevado poder de contágio da doença e também pode acometer pessoas de qualquer idade.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.