Rio das Ostras intensifica ações de prevenção e combate ao Aedes Aegypti
Chegada do verão pode aumentar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras vem dando prosseguimento ao trabalho contínuo de prevenção e combate ao Aedes Aegypti. Entre as ações realizadas estão as visitas dos guardas sanitários aos imóveis da Cidade e atividades de Educação em Saúde que envolvem toda a população.
Com o objetivo de antecipar-se à possibilidade de aumento dos casos de dengue, zika e chikungunya no verão, a Vigilância em Saúde já deu início a uma força tarefa para combate ao mosquito.
Para ampliar a cobertura, as equipes da Vigilância em Saúde estenderam o combate ao mosquito até as 21h. Com o horário alternativo, conseguem visitar também as residências que ficam fechadas durante o dia, enquanto seus moradores trabalham. Com todas essas ações, a Prefeitura segue a orientação do Estado do Rio de Janeiro que, assim como no último verão, está em alerta para possíveis epidemias.
TECNOLOGIA – Além do horário estendido das visitas às residências, o Munícipio vem inovando com a utilização de uma tecnologia para captura de mosquitos. Essas armadilhas aprisionam o mosquito para a realização da análise viral do vetor. A partir desses resultados, planejam ações preventivas de acordo com o índice de infestação do Aedes Aegypti encontrado em cada localidade.
DADOS – Em 2015, foram registrados em Rio das Ostras 1.413 casos suspeitos de dengue e apenas um de chikungunya; naquele ano ainda não eram notificados os casos de zika pelo Ministério da Saúde. Neste ano foram registrados 581 casos suspeitos de dengue, 59 casos suspeitos de chikungunya e 620 casos suspeitos de zika.
FONTE: SECOM – PMRO.