Rio das Ostras inicia projeto Fóruns de Educação para o Trânsito nesta sexta, 23
Com a criação de fóruns, comunidade que fica no entorno das escolas é convidada a participar das discussões sobre o trânsito
Educar para o trânsito é um constante desafio. Em Rio das Ostras, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Guarda Municipal, estudantes estão sendo orientados sobre leis e atitudes que garantem maior segurança a pedestres, ciclistas e motoristas. Nesta sexta-feira, dia 23, às 18h, no auditório do Colégio Municipal Professora América Abdalla, o município lança os Fóruns de Educação para o Trânsito, envolvendo não apenas alunos e professores, mas também pais e comunidade em geral.
“Identificamos a necessidade de uma conscientização social no que diz respeito à Educação para o Trânsito em nossa comunidade escolar, visando uma mudança de comportamento e a maior segurança dos nossos alunos e familiares. Essas motivações levaram algumas diretoras de escolas a sugerir que fossem criados os Fóruns de Educação para o Trânsito, para que desta forma pudéssemos oportunizar reflexão, informações e esclarecimento de dúvidas para a comunidade no espaço escolar”, explica Fernanda Rezende, coordenadora do projeto.
Os fóruns, que vão acontecer nas unidades da Rede Municipal, vão se somar a uma série de iniciativas realizadas desde o início da atual Administração, envolvendo alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Por meio dos projetos de Educação para o Trânsito, uma iniciativa da Coordenadoria de Programas Educacionais da Secretaria de Educação com apoio da Coordenação de Trânsito da Guarda Municipal, estão sendo desenvolvidos diferentes projetos envolvendo os estudantes.
Educar para o trânsito não é apenas ensinar regras de circulação, mas também contribuir para formar cidadãos responsáveis, autônomos e comprometidos com a preservação da vida. “Diante do quadro de violência que vem se apresentando no trânsito e também em outras esferas sociais, é necessário o envolvimento de toda a sociedade nessa tarefa de educar. A família e a escola são a base formadora e não podem se eximir de tal responsabilidade”, enfatiza Fernanda, coordenadora dos projetos de Educação para o Trânsito da Secretaria de Educação.
Com o objetivo de esclarecer dúvidas e compartilhar valores que gerem mudanças comportamentais, estão sendo iniciados os fóruns que vão acontecer em diferentes unidades de ensino da Rede Municipal. A Educação para o Trânsito nas escolas está prevista no Código Nacional de Trânsito Brasileiro.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social