Rio das Ostras inicia campanha contra incêndio e queimadas

Objetivo é fazer a prevenção e conscientizar pessoas a não atear fogo em terrenos, lixo e materiais de porte inservíveis

A Prefeitura de Rio das Ostras lança na próxima sexta, 24, a partir das 9h, mais uma campanha educativa, conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em parceria com a Inspetoria de Proteção Ambiental – Inpa e Defesa Civil. A campanha tem o objetivo de fazer a prevenção contra incêndios em Unidades de Conservação – UC, além de conscientizar as pessoas a não atear fogo em terrenos, lixo e materiais inservíveis, tais como móveis e eletrodomésticos velhos. A ação será iniciada pela Avenida Amazonas, na localidade Terra Firme, onde parte da Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Iriry está localizada.

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ivan Noé Antunes, explica que a campanha prevê a roçada do entorno das Unidades de Conservação para evitar o favorecimento de incêndios, uma vez que no inverno a mata fica mais seca, propícia a focos. Segundo ele, o objetivo da ação é também sensibilizar os moradores, mostrando que a queimada pode trazer prejuízos não só à natureza, mas à vida das pessoas, já que nem sempre é possível conter o fogo. “Vamos fazer um mutirão para levar a mensagem, de casa em casa, pedindo a todos que colaborem com a campanha”, informa Ivan, declarando que, mesmo se muitas vezes não são intencionais, atitudes incorretas podem levar à destruição de matas, animais e até mesmo à morte de pessoas.

O município de Rio das Ostras possui cinco Unidades de Conservação que preservam a fauna e a flora, importantes para o bem-estar da população e o equilíbrio do ecossistema local. “Uma guimba de cigarro atirada pela janela do carro pode provocar um desastre ecológico”, declara o coordenador da Inspetoria de Proteção Ambiental, Tenente Rangel.

Segundo o superintende da Defesa Civil, Werther Albuquerque, muitas vezes o órgão é acionado para apagar fogo ateado em lixo. “Não há necessidade de colocar fogo em lixo, já que a Prefeitura possui um serviço eficiente e gratuito de coleta, inclusive de galhos, entulhos, móveis descartados entre outros”, destacou Werther.

Relatórios da Administração Pública de Rio das Ostras registram que continua aumentando as ocorrências de incêndios em todo o município, a maioria provocada por descuido das pessoas.

A Defesa Civil Municipal e agentes da Inpa, geralmente, são os que realizam o primeiro atendimento em casos de incêndio em Rio das Ostras, já que os bombeiros ainda precisam se deslocar de Macaé.

A Prefeitura solicita que alertas e denúncias sejam feitas pelos telefones 199, 193 ou 153.

MAIS TELEFONES ÚTEIS – Os moradores devem ligar para 2771-6420 ou 2771-6421 para agendar o recolhimento de entulhos, galhadas e inservíveis (móveis velhos e outros lixos de grande porte). O atendimento é gratuito e acontece de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.