Rio das Ostras incentiva doação de óleo usado de cozinha e ajuda a preservar o meio ambiente

Estudantes da Rede Pública são incentivados a doar a matéria-prima, que é transformada em sabão em barra

Rio das Ostras está realizando um trabalho diferenciado para ensinar as boas práticas a estudantes e contribuir para a preservação do meio ambiente. Por meio do Núcleo de Educação Ambiental – Neam, todas as escolas da Rede Pública estão incentivando seus alunos a armazenar em casa e depois doar para as unidades de ensino o óleo de cozinha que não será mais utilizado. Parte desse material é utilizada para oficinas que ensinam a transformar a matéria-prima em sabão em barra e parte é doada à uma empresa parceira da Prefeitura de Rio das Ostras, que como contrapartida recebe material de limpeza para as escolas municipais.   

A coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental  Cláudia Correa explica que, como as escolas não costumam oferecer alimentos gordurosos nas refeições dos estudantes, as unidades incentivam os alunos a trazerem de casa o óleo usado de cozinha para ser reciclado.

A Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos é a campeã em arrecadação. Aluna do 4º ano da unidade, Ágatha Freitas, de 10 anos, disse que desde que aprendeu em aula que o óleo descartado indevidamente polui rios e o lençol freático, passou a armazenar em casa para doar para a escola.  “Me sinto bem em contribuir para preservar o meio ambiente”, declara.

Todas as semanas o Neam realiza oficinas e palestras nas unidades de ensino e em associações. Leandro de Lima, professor das oficinas de sabão ressalta a importância em não descartar indevidamente o óleo usado. Ele informa que um litro de óleo é capaz de poluir um milhão de litros de água.

Leandro ensina que para fazer aproximadamente 250 barras de sabão são necessários quatro litros de óleo usado e um quilo de soda cáustica. A receita é caseira e feita em cerca de uma hora.

Além dos pontos de entrega nas escolas, o óleo usado de cozinha também pode ser doado no Parque Municipal dos Pássaros, nas escolas da Rede Pública, na Associação Bosque Beira Rio e na Ong Maré.  Restaurantes que têm produção massiva e diária podem agendar o recolhimento pelo telefone do Dique-óleo  21 2736-7252, empresa parceira da Prefeitura.

No município, cerca de seis mil litros de óleo usado são doados e recolhidos por mês. Parte é transformada em sabão e parte destinada à produção de biodiesel.

Dona de restaurante, Cristina Josti há cerca de três anos armazena óleo usado em vidros em garrafas PET. Ela conta que conhece pessoas que acreditam, equivocadamente, que enterrar o óleo usado é uma maneira de evitar a poluição. Agindo diferentemente, diz que toda semana doa cerca de 20 litros de óleo. “Se cada um fizer a sua parte, podemos conservar a natureza”, opinou, destacando que o trabalho desenvolvido pelo Neam é importante para reeducar a população.

O Núcleo de Educação Ambiental funciona por meio de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e a Secretaria de Educação de Rio das Ostras.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.