Rio das Ostras inaugura Programa de Atendimento ao Microcrédito dia 10

Posto vai funcionar no Centro de Cidadania, no Âncora

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento do empresariado no Município, a Prefeitura de Rio das Ostras inaugura, na próxima quarta-feira, 10 de julho, o Programa de Atendimento ao Microcrédito. O Posto, que tem a parceria da Caixa Econômica Federal, funcionará no Centro de Cidadania, no Praia Âncora. No local, Microempreendedores Individuais receberão informações e poderão fazer todo o processo para liberação de empréstimo pelo banco estatal.

“Temos conversado com o empresariado e microempreendedores, ouvido seus problemas e buscado soluções. O crédito é fundamental para o desenvolvimento do negócio. Por isso, temos reunido esforços a fim de disponibilizar meios para que os empresários tenham a oportunidade de conseguir crédito a juros baixos. Cursos de capacitação e outras atividades direcionadas ao desenvolvimento de negócios”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Almeida, lembrando que o acesso ao crédito é uma das grandes dificuldades para quem está montando ou quer consolidar um negócio.

A estimativa é de que existam cerca de 10 mil empresas no Município, além de 800 pessoas cadastrada no programa Renda Alternativa da Prefeitura, voltado para os trabalhadores da economia informal. “As parcerias com a Caixa são válidas porque contribuem para que os empresários possam investir, melhorar e alavancar seu negócio. O principal ganho é que os juros dessas instituições são baixos comparados aos praticados pelo mercado”, observa a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Rio das Ostras, Patrícia Valverde.

De acordo com dados de 2010 do IBGE, 48% das empresas duram apenas três anos. Para o presidente da Associação Comercial de Rio das Ostras, Flávio Poggian, a iniciativa contribui com o desenvolvimento do Município, mas alerta sobre a necessidade de diminuir a burocracia. “Grande parte do nosso empresariado, ao iniciar um negócio, investe o capital em maquinário, móveis e aquisição de produtos a serem comercializados. Poucos têm capital de giro, e por isso essa iniciativa é muito importante, pois o empresário ganha fôlego. Porém, é necessário que o processo seja simplificado, para atender ao empresário e dar certo”.

De acordo com o gerente geral da Caixa Econômica Federal de Rio das Ostras, Alex Bastos, serão oferecidas concessões de créditos de pequeno valor (Programa de Microcrédito Produtivo Orientado Crescer), cuja aplicação deverá ser obrigatoriamente em capital de giro ou investimento fixo. Além disso, os empreendedores terão acompanhamento e orientação da entidade. “Os valores a serem liberados variam de R$ 300,00 a R$ 8.000,00, de acordo com o tempo de atividade do empreendedor e com a modalidade da operação. A taxa das operações é de 0,64% ao mês”, explica Bastos.

O processo para obtenção de crédito é simples. Basta apresentar identidade, CPF e comprovante de residência. Após análise, as informações serão encaminhadas para a Caixa Econômica Federal para liberação do crédito.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.