Rio das Ostras inaugura espaço do projeto “Natureza e Arte”

Sala, instalada no Parque dos Pássaros, recebe o nome de Léa Pimentel, funcionária pública falecida este ano

Com o objetivo de sensibilizar as pessoas para as questões ambientais atrelando arte e cultura, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras inaugurou na noite da última terça-feira, dia 13, o espaço “Natureza e Arte”. A sala tem o nome de Lea Pimentel, funcionária que morreu este ano e que, por mais de uma década, colaborou para as atividades da Secretaria. A cerimônia também lançou o projeto “Música no Parque” que acontece uma vez ao mês.
Na estreia, o artista Ubirajara Alves Monteiro expôs suas telas, onde reaproveita laminados de madeira, MDF e metal. “Acho muito interessante atrelar a arte com o meio ambiente. A natureza nos inspira e é por ela que trazemos elementos de trabalho, como por exemplo, a madeira”, conta.
Para o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ivan Noé Antunes, o artista utiliza elementos naturais para desenvolver seu material. “Aqui temos um espaço tranquilo no qual as pessoas vêm para, não apenas se distrair, mas para relaxar. Queremos oferecer um local que, ao chegar, o visitante se depare logo na entrada, com exposições artísticas que estimulem a preservação ambiental”, disse.
Durante a inauguração, os convidados assistiram a um vídeo com fotos de Léa Pimentel em atividade na Secretaria. Foram várias falas de recordações saudosas sobre a ex-funcionária. O clima era de emoção principalmente quando a filha de Léa, Lorena Albuquerque, agradeceu a homenagem. “Não tenho palavras para expressar o que sinto neste momento, estou emocionada”, disse.
Para Cláudia Corrêa, coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação Ambiental, Léa fez a diferença nos serviços prestados ao município. “Ela agitava, ia à frente, nos encorajava para não desistirmos dos nossos projetos. Ela fez a diferença, passou entre nós para somar e deixar sua marca”, disse.
Mauro Prioste é engenheiro ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e também homenageou Léa Pimentel. “Uma pessoa sensacional! Mesmo quando não concordávamos em alguma coisa ela conseguia acrescentar algo no diálogo. Não apenas indicava e dava sugestões, mas executava as atividades em com êxito”, relatou.
A chefe de gabinete, Angela Maria Toffano, representou o Prefeito Carlos Augusto e participou do descerramento da placa.
O cantor Duda Queiroz mostrou o melhor da Música Popular Brasileira com a abertura do projeto “Música no Parque” que em dezembro acontecerá semanalmente e para o próximo ano, mensalmente.
NATUREZA E ARTE – Uma iniciativa do Núcleo de Educação Ambiental do Município, o Projeto, que combina expressões artísticas e consciência ambiental, pode ser visitado no horário de funcionamento do Parque dos Pássaros, de terça a domingo, das 9h às 16h. O Parque dos Pássaros fica na Rua Petrópolis, S/nº, no Jardim Mariléa.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.