Rio das Ostras imuniza mais de mil profissionais da Saúde
Estados e municípios vivem em um combate diário à pandemia e as expectativas em torno da vacinação contra a Covid-19 são grandes em todo território nacional. A boa notícia é que neste mês de janeiro os imunizantes começaram a chegar e com eles uma dose de esperança.
Nas duas últimas semanas, Rio das Ostras recebeu uma parte das vacinas CoronaVac e Astrazeneca.
De acordo com a Divisão de Imunização, com a chegada das vacinas, desde o dia 19 de janeiro até esta sexta-feira, dia 28, 1318 pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas no Município. Para dar transparência a todo processo vacinal, a atualização dos números de vacinados será feita semanalmente e a população poderá conferir os dados por meio do site da prefeitura: www.riodasostras.rj.gov.br/
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras esclarece que neste primeiro momento, seguindo determinação do Ministério da Saúde, as vacinas começaram a ser aplicadas somente em profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do combate ao Coronavírus (médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos). Posteriormente, também foram vacinados trabalhadores de apoio das unidades de enfrentamento à Covid-19 (recepcionistas, auxiliares de Serviços Gerais e copeiros). Todos são profissionais que atuam no Pronto- Socorro, Centro de Triagem, Hospital de Campanha, UPA 24h e Hospital Municipal Naelma Monteiro.
Além desse público específico, também foram incluídos os idosos residentes em Instituições de Longa Permanência – ILP, os deficientes institucionalizados na Residência Terapêutica – RT e os profissionais que cuidam dessas pessoas, sendo esse público já 100% vacinado.
Ainda existem questionamentos quanto ao número de vacinas recebido e como estão sendo administradas. Até agora, Rio das Ostras tem um quantitativo previsto pelo Estado de 3400 doses da CoronaVac. No entanto, nesta etapa da imunização serão atendidas 1700 pessoas, isso porque o Município precisa garantir a segunda dose da vacina para este primeiro grupo prioritário, que é aplicada no período de 14 a 28 dias após a primeira dose.
Já da vacina Astrazeneca foram recebidas 1010, que também são administradas em duas doses, sendo que aplicadas com intervalo de 12 semanas. Portanto, o mesmo público específico será atendido com essa vacina nesta primeira etapa de imunização.
PREVISÃO DE NOVAS VACINAS – É importante ressaltar que todo esse procedimento vacinal segue os protocolos e orientações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Infelizmente, existe um entrave referente à continuidade desse processo.
Segundo a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, o Município ainda não tem condições de ter um calendário oficial de datas da vacinação para outros públicos. O problema é que a Administração Municipal não sabe quando vai receber novas doses, pois depende da anuência do Ministério da Saúde.
No entanto, o Município está preparado e na expectativa de breves e boas notícias em relação à vacinação. Sendo assim, a partir do momento em que for recebido um novo lote de vacinas, a Secretaria de Saúde vai atender as demandas dentro do Plano Municipal de Imunização.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.